Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Trabalhar com um Planejador Financeiro Pessoal, focado no equilíbrio qualidade de vida e dinheiro, é começar a tornar visível seu próprio mundo. Temos muitos anseios. Alguns por não conseguir realizar o que queremos. Outros nem sabemos explicar ao certo de onde vem. Num mundo de uma enxurrada de informações que vivemos, elas tendem a agravar nossos anseios, dificultando os caminhos a escolher. Informação só se torna conhecimento se você assimilar. O Planejador ajuda como um guia no labirinto de informações trabalhando um dos principais anseios que é com quem se aconselhar de forma isenta e imparcial para as tomadas de decisões da vida.

Carregamos aprendizados e costumes de nossa criação.

Papai já dizia… Mamãe já ensinava… Mas como todos sabemos que nada é eterno, precisamos nos preparar para as mudanças. Do passado devemos tirar aprendizados e não definições. Aceitar nossas escolhas passadas é se preparar bem para as que virão. Temos que evoluir e adaptar os costumes para uma nova realidade. O Planejador é o vetor para ajudar nesse processo. Existem alguns anseios que herdamos e seguimos por impulso, sem medir se estão adequados, se estão trazendo o que realmente é melhor para nós.

Em geral o principal anseio das pessoas é qualidade de vida.

Todos desejamos qualidade de vida, e principalmente a sua perenidade. Sem dúvida cada um tem uma definição pessoal sobre qualidade. Mas a habilidade do Planejador é ajudar nessa particularidade. Atuar nos problemas do presente, dívidas, orçamentos insuficientes, onde é melhor investir de acordo com a finalidade, riscos que todos nós corremos e não temos consciência, problemas que tiram o sono e deslocam as pessoas de seus objetivos. Formam uma neblina que causa miopia onde a visão passa a ser somente o dinheiro.

Trazer perspectiva é ajudar com os anseios.

Todos nós precisamos disso. Muitas vezes, devido ao dia a dia e circunstâncias da vida, nem sabemos ao certo quantos temores temos. Quantos casais não anseiam por alguém que consiga trazer o equilíbrio, a luz, uma opinião sincera e realmente isenta ao relacionamento. A ligação com o futuro é que traz esperança e força para realizar o necessário e o correto. Esse papel é exercido pelo Planejador.

A qualidade dos seus objetivos mostra a clareza que tem sobre você mesmo.

O ser humano é movido a objetivos, isso é intrínseco da espécie. Mas por que não atingimos tantos quanto gostaríamos? Erramos mais no planejamento ou na execução? Desistimos muito fácil? Em geral o brasileiro não desiste fácil. O mais difícil está em saber definir seus objetivos e saber fazer as correções de rota que a vida demanda. Diferenciar teimosia de persistência, orgulho de grandeza para buscar ajuda. Sonhos são essenciais para almejar suas metas mas somente com foco na execução é que conseguimos atingi-los.

O papel do planejador financeiro pessoal

O Planejador conhece e atua para ajudar nessa questão. Ele entende que se você realmente trabalhar para determinar seus próprios objetivos, eles terão mais força, foi você que deu a luz a eles, ninguém mais. E você não desistirá facilmente deles se estiverem de acordo com seus valores, porque para perdurarem aos desafios que virão pelo caminho precisará de força, algo que dê sentido para continuar. E a parte final que irá juntar todos esses pontos é saber fazer, união de conhecimento e treino. Só aprendemos se nos propomos a fazer. A prática nos traz auto estima. Se você se apoiar em demasia nas suas competências, tende a desistir no meio do caminho. Agora se procura ajuda para potencializar seus esforços, tende a persistir melhor nos seus objetivos, diminuindo seus anseios.

Com anda a sua atitude?

Ainda falando sobre desistências, o planejador ajuda a entender a questão do “faça ou não faça, não existe tentar”. Numa primeira análise essa frase machuca, causa uma impressão de discurso motivacional. Mas a interpretação correta é que tudo parte de uma mudança de atitude, e essa acontece no seu modo de pensar. A interpretação mais clara é que quem diz tentar algo não está cem por cento comprometido, tem outras prioridades. Aí passa a mensagem para si mesmo: “se não der certo, eu disse que só ia tentar mesmo”. A dificuldade de colocar metas vem do medo de estabelecer e não cumprir, medo da frustração.

Isenção: a principal característica de um verdadeiro planejador financeiro pessoal

No tópico comportamental é que realmente o Planejador Financeiro pode se destacar. A ciência chamada economia comportamental vem cada vez mais ganhando espaço. Sua importância fica cada vez mais nítida quando se observa pelo prisma de que é a vida que tem que mandar no seu dinheiro, e não o contrário. Sob este aspecto o trabalho junto a um Planejador se assemelha em resultado ao trabalho de um psicólogo. Ambos devem seguir o princípio da isenção. Para conseguir realmente ter uma opinião isenta, não pode se ter laços com a pessoa. Por isso procurar conselhos com familiares, amigos, colegas ou pessoas que tenham interesses próprios pode não ser o melhor conselho para você. É mais leve, divertido e eficaz trabalhar com alguém de fora, especializado e dedicado à sua necessidade, entendendo seu momento e onde quer chegar. O verdadeiro planejamento financeiro pessoal é isento para poder ajudar única e exclusivamente a pessoa ou família que está atendendo.

Para finalizar vamos definir de forma muito prática os anseios do passado, presente e futuro.

Sobre presente, passado e futuro

Aqueles que estão endividados vivem problemas de um passado que não correu tão bem. Seja pelas circunstâncias, pela falta de visão, aprendizagem, bagagem, costumes, etc. Precisam de perspectiva, aprender com o passado para poder evoluir, mas acima de tudo, atitude e autoconfiança. Um ótimo início para o sucesso é autoconhecimento para saber onde errou e buscar ajuda nos pontos a melhorar.

Para aqueles que tem um presente satisfatório, nem tem dívidas mas também não conseguem plantar o suficiente, investir, o risco pode ser até maior. A ilusão do momento pode comprometer o que se quer lá na frente. Não confunda conforto com felicidade.

E para os que se dizem controlados, com superávit, podem cair na armadilha do orgulho, de acreditar que está muito certo e não ver quanto poderia estar melhor. Pode estar comprometendo um futuro brilhante e não levar em conta correções de rota que sempre acontecem ou ser cegado pelo rendimento do dinheiro e não da vida.

Com tudo isso a missão de um Planejador financeiro pessoal é eliminar o anseio das escolhas erradas. Não são produtos que vão resolver o dilema de atingir seus objetivos. Nem tão pouco serviços que você pode delegar e acreditar que está seguro. Trabalhar com um planejador é comprar uma experiência. É realmente viver com a visão ampla e clara da sua vida, sem filtros ou distorções. Só buscando a experiência da vida plena que pode ter é que achará o valor do dinheiro.

Autor: Eduardo Lima, PlanejadoLIFE™ na cidade de São Paulo, SP

 

Que tal dar os primeiro passos para reduzir a sua ansiedade financeira? Faça o nosso curso onlide 3 Decisões Financeiras e comece a construir uma nova vida a partir de suas finanças.

POSTS RELACIONADOS



07
ago

Descubra como definir seus objetivos financeiros

Não há limites para a capacidade humana de desejar, porém, os recursos disponíveis para concretizar todos esses desejos são escassos. Essa regra básica de economia é universal e se aplica a...
Leia Mais
17
nov

Afinal, o que é resiliência financeira?

Um termo utilizado originalmente para descrever uma característica que algumas pessoas possuem — de se recuperar facilmente de algum abalo, transtorno ou qualquer adversidade que porventura venha a ocorrer —...
Leia Mais
13
mar

COMO APROVEITAR O DIA INTERNACIONAL DO CONSUMO

Todo dia 15/Mar celebramos o dia mundial do consumidor. Você sabe que dia é este e para que ele serve? Este dia foi criado em 1962 pelo presidente dos Estados...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!