Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Lidar com o dinheiro sempre foi uma das maiores dificuldades do ser humano. Algumas pessoas lidam bem com isso, outras se sentem perdidas e acabam transformando suas finanças em um verdadeiro caos. Entretanto, existem ferramentas de controle financeiro que podem contribuir para que essa missão seja menos assustadora.

Aliás, em tempos modernos como os que vivemos, aproveitar os benefícios que a tecnologia nos fornece é uma atitude inteligente e necessária. Com tantas responsabilidades e preocupações em nosso dia a dia, por que não contar com a tecnologia para desburocratizar algumas de nossas maiores necessidades?

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos 5 ferramentas que podem ajudá-lo a conquistar um controle financeiro pessoal eficaz e produtivo e, assim, ter uma vida mais tranquila e um futuro seguro e promissor.

Quer saber mais? Acompanhe!

Aplicativos, sozinhos, não são a solução para o controle pessoal

Antes de lhe apresentarmos algumas sugestões, é importante ressaltar que se você está em busca de um programa ou aplicativo que faça todo o “trabalho pesado” por você, comece a refletir um pouco sobre suas atitudes.

Por mais inovadoras e úteis que essas ferramentas possam ser, existe um fator determinante para colocar a vida financeira em ordem e conquistar um controle financeiro pessoal de sucesso, e é exatamente a postura que os indivíduos adotam frente a essa questão.

A facilidade que tais programas nos entregam pode representar uma verdadeira armadilha para aqueles que não buscam conhecimento extra sobre o assunto. Afinal, conquistar uma vida próspera exige comprometimento, estudo e muito empenho.

Assim, a falsa impressão de que o programa faz tudo por nós é um grande risco. Lembre-se de que se fosse tão fácil assim, não existiriam tantas dúvidas e incertezas sobre o tema.

Portanto, para encontrar uma ferramenta útil e adequada aos seus objetivos, é importante que você saiba usar tudo de bom que ela possa lhe oferecer e, claro, isso demanda estudo e pesquisa, podendo ser conseguido por meio de cursos que o ajudarão a conquistar mais qualidade de vida e estabilidade financeira.

5 ferramentas de planejamento financeiro eficientes

Agora que você já sabe que, primeiro, deve-se procurar se manter informado e estudar mais sobre o assunto, acompanhe algumas ferramentas que podem facilitar o seu cotidiano e ajudá-lo a conquistar um futuro equilibrado:

1. Calculadora do Cidadão

Nossa primeira ferramenta foi elaborada pelo Banco Central e tem como função auxiliá-lo a compreender melhor os custos financeiros de diversas operações bancárias.

A Calculadora do Cidadão simula, por exemplo, o custo final de empréstimos e financiamentos. Além disso, faz atualizações monetárias de valores e até mesmo compara e analisa a vantagem ou desvantagem de se usar o rotativo do cartão de crédito ou outro tipo de crédito.

Assim, essa é uma poderosa ferramenta para saber para onde o seu dinheiro está indo e para onde deveria ir, deixando-o informado sobre os custos, juros e taxas incidentes nas operações.

2. Calculadora álcool x gasolina

A Febraban criou uma calculadora que simula com qual combustível é mais vantajoso abastecer o seu carro.

Na Calculadora álcool x gasolina você insere os valores cobrados pelos dois combustíveis e ela lhe indicará qual é opção mais interessante, com base nas características e valores de ambos.

Como você sabe, os gastos com transporte e combustível são alguns dos que mais oneram o orçamento familiar mensal. Desse modo, planejar como você empregará o seu dinheiro e encontrar a alternativa mais vantajosa é importante para poupar dinheiro e manter as finanças equilibradas.

3. Portal do Investidor

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) dispõe de um portal na internet, chamado de Portal do Investidor, em que é possível se inteirar sobre diversos temas do universo dos investimentos.

Nesse ambiente é possível ter acesso, de maneira gratuita, a diversos cursos, palestras e artigos que auxiliam o cidadão a investir de maneira adequada e com menos riscos. Afinal, como dissemos, a educação é um dos grandes pilares para um controle financeiro de sucesso.

Portanto, sempre que tiver um tempo, dê uma olhada no site. Lá você encontra dicas para os diversos momentos da vida, sobre aposentadoria, educação financeira para crianças e aprende mais sobre fundos de investimento.

4. 3 principais decisões financeiras da sua vida

Nossa quarta sugestão trata-se de um curso gratuito com aulas que prometem auxiliá-lo a lidar com as três principais decisão financeiras em sua vida:

  1. comprar ou alugar;
  2. formação de um filho;
  3. aposentadoria.

Além das aulas que dão um direcionamento a essas questões, você terá acesso gratuitamente a simuladores para definir as melhores opções financeiras para sua vida.

Por exemplo, você sabe o que vale mais a pena: financiar ou alugar um imóvel? Para ter essa resposta basta acessar o site e fazer a simulação!

5. Empresas Especializadas

Nosso último tópico não é exatamente uma ferramenta, mas é uma dica de ouro. Como você viu, o controle financeiro pessoal é uma das bases para se conquistar um futuro próspero, tranquilo e seguro.

Tanta importância, requer de você uma atenção especial. Aliás, pessoas que se atentam a isso e buscam levar a sério, conquistam o sucesso mais rápido e de maneira mais sólida, pois planejam cada passo a ser dado e costumam ter muito conhecimento na área.

Sendo assim, nossa última dica é que você estude a possibilidade de procurar o auxílio de uma empresa especializada. Contar com uma ajuda profissional, pode ser importante para definir o seu perfil, definir com clareza os seus objetivos e, a partir disso, traçar estratégias eficientes para alcançar suas metas.

Chegamos ao final do post de hoje e, como você percebeu, apesar de não serem a salvação para todos as suas dúvidas e dificuldades sobre finanças, o uso de ferramentas de controle financeiro é uma boa alternativa quando o assunto é tornar a vida mais simples e segura. Portanto, unindo conhecimento e aperfeiçoamento sobre o tema com tais recursos tecnológicos, não restam dúvidas de que você conquistará uma vida financeira mais equilibrada.

Gostou do post de hoje? Tem alguma dúvida ou sugestão de pauta para nos apresentar? Deixe seu comentário logo abaixo! Participe!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



20
mar

AFINAL, COMO CONQUISTAR A TÃO SONHADA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA?

Quando falamos em independência financeira, duas situações costumam ser lembradas. A primeira é quando o jovem decide sair da casa dos pais para morar sozinho; a outra, que será tema...
Leia Mais
16
out

Decisões financeiras: saiba como crescer de forma consciente!

Ao longo da vida, no caminho da construção de uma narrativa sobre a melhor versão de você, existem várias decisões financeiras que devem ser tomadas. Essas decisões vão impactar diretamente...
Leia Mais
13
mar

COMO APROVEITAR O DIA INTERNACIONAL DO CONSUMO

Todo dia 15/Mar celebramos o dia mundial do consumidor. Você sabe que dia é este e para que ele serve? Este dia foi criado em 1962 pelo presidente dos Estados...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Afinal, o que é resiliência financeira?
17 de novembro de 2017
Planejamento financeiro: saiba como criar uma rotina de organização
13 de novembro de 2017
Perfil de investidor: aprenda como identificar o seu contexto
6 de novembro de 2017
Decisões financeiras: saiba como crescer de forma consciente!
16 de outubro de 2017
Saiba como as decisões financeiras impactam na formação dos filhos
11 de outubro de 2017
Planejamento financeiro pessoal: como se preparar e conseguir realizar sonhos?
6 de outubro de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!