Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Quais passos você tem dado para crescer? 

Crescimento não é algo que acontece de maneira automática. 

Compreendemos que precisamos de um plano para crescer e que todo plano bem estruturado passa por um processo de aprendizado.

Eis algo que acredito:

“Quando achamos que podemos parar de aprender, com certeza já paramos de crescer”

Assim, eu lhe pergunto: 

Quais os passos você tem dado para crescer? (em breve lhe apresentarei 5 passos)

Você tem lido bons livros? Frequentado bons cursos e seminários? Procurado alguns mentores?

O que, de fato, você tem feito para crescer?

Um de nossos principais objetivos na vida deveria ser o de descobrir e desenvolver o nosso potencial. Para isso precisamos ter a legítima disposição para aprender sempre. 

Um dado triste: Uma pesquisa realizada pela ONU no Brasil indica que cerca de 70% dos brasileiros formados no ensino médio jamais lerão um livro até o final, após a graduação. 

Isso deve-se ao fato de muitos de nós encaramos o aprendizado como um estágio na vida e não como um estilo de vida.

Outra informação relevante que compartilho com vocês, desta vez um estudo da universidade americana de Columbia, indica que se dedicarmos cerca de 1 hora por dia para um determinado assunto, em cerca de 3 anos, nos tornamos experts neste assunto. 

Este estudo evidencia que o pouco pode de fato ser muito… vamos refletir… 1 hora por dia… 1 horinha carimbada para o seu plano de crescimento… não parece algo complicado não é mesmo?! 

Isso me faz lembrar de uma das frases que mais gosto. Ela diz o seguinte:

“Resultados extraordinários são obtidos com ações ordinárias”

Vou repetir:

“Resultados extraordinários são obtidos com ações ordinárias”

E é nesta pauta que compartilho com vocês os primeiros passos para a construção de um Plano de Crescimento. Usamos esta agenda aqui na LIFE com diversos clientes e percebemos que estes passos tem gerado um mágico efeito na vida destas pessoas:

Primeiro passo: Você precisa descobrir uma área na qual você seja bom naturalmente. 

Todos somos bons em algumas coisas e melhor ainda em alguma coisa (no singular). 

Deus nos equipa com o que precisamos para sermos à Sua imagem e semelhança. Descubra esta sua área. Como dica, não deixe-se levar pelas modinhas que vira e mexe aparecem. 

Reflita sobre a sua história, sobre aquilo que que seus amigos e pessoas que te amam lhe acham bom e lhe admiram. Não tenha receio de consultar alguns amigos acerca deste seu talento especial. Pergunte à eles o que eles mais admiram em você. 

Encontre o seu potencial. Esta fase pode demorar algum tempo, mas não perca suas forças durante o caminho. Lembre-se: Deus já te equipou com o que é necessário para você ser extraordinário!!

Segundo passo: Construa o seu caminho rumo ao extraordinário.

Uma vez descoberto o seu potencial, é preciso construir o seu caminho rumo ao extraordinário. Lembre-se: Este caminho é feito por ações ordinárias. 

Que tal carimbar a sua agenda com cerca de 1 hora por dia para o desenvolvimento deste seu potencial? 

Como planejador de famílias eu tenho aprendido que tão ou mais importante do que carimbar o dinheiro, é carimbar o tempo… afinal de contas, não podemos guardar 2 horas do dia de hoje para termos 26 horas amanhã não é mesmo? 

Colocar em sua agenda diária o tempo necessário para o seu desenvolvimento pessoal é fundamental. Compartilhe com as pessoas mais próximas, principalmente aquelas que residem com você que, de tal hora até tal hora, você estará desenvolvendo o seu plano de crescimento. Gentilmente peça para não ser incomodado. Crie este positivo hábito. No início, você cria o hábito… logo logo… o hábito criará o melhor em você.

Terceiro passo: Encontre o conteúdo necessário para crescer.

Localizou e carimbou o tempo na agenda? Ótimo! Agora é hora de encontrar o conteúdo necessário para o seu desenvolvimento. 

Use e abuse das informações contidas em livros. 

Use e abuse da internet. 

Existem vários sites de praticamente qualquer tema. A simples atitude de procurar por algo em sua área de desenvolvimento já irá constituir-se em algum aprimoramento.

Ideia-chave!!

Recomendo também que desenvolva o hábito de anotar o que deriva de aprendizado do conteúdo que consome. Consumir conteúdo apenas por consumir não irá lhe levar muito longe em seu plano de crescimento. Anotar o aprendizado e, se for de seu gosto, escrever um rápido resumo sobre o que foi aprendido irá turbinar o seu crescimento no referido conteúdo. 

Quarto passo: Frequente cursos e seminários em sua área de desenvolvimento

Procure alguns cursos e seminários em sua área de desenvolvimento. Em eventos como estes, além de aprimorar o seu aprendizado, você terá a oportunidade de conhecer pessoas que compartilham do mesmo talento. 

Quando eu frequento alguns seminários sobre planejamento financeiro, investimentos ou desenvolvimento pessoal, sempre encontro pessoas extremamente interessantes com as quais aprendo um bocado e também encontro muita gente que posso compartilhar o que eu conheço. 

É mágico o quanto aprendemos quando estamos em uma posição de ensinar.

Quinto passo: Tenha mentores

Acreditamos em gente que encontra gente… Procure mentores para lhe ajudar em sua área de desenvolvimento. Pessoas já foram até aonde você deseja chegar! Invista tempo e dinheiro com estes mentores. Conheça suas estórias, escute seus conselhos e descubra o que já fizeram que deu certo e o que não deu certo!

Todos os grandes mentores possuem histórias de fracasso que podem lhe ser útil para aprender o que aprenderam e lhe poupar de alguns tropeços que podem ser fatais.

Um bom mentor nada mais é do que alguém que apenas resistiu a uma boa dose de fracassos ao longo do tempo, muito provavelmente porque tiveram seus mentores.

É isso!!

Encontre algo que você deseja fazer melhor do que qualquer um! Não queira ser bom em tudo. Tão importante quanto saber o que você deseja realizar, é saber o que você não irá fazer. 

Foque! Tenha um alvo!

Carimbe seu tempo com este alvo! 

Tenha a disciplina da agenda. 

Ritualize o seu aprendizado!

Com o tempo carimbado, comece a estudar a partir de fontes como livros e a internet. Organize uma pasta ou fichário com as informações mais relevantes.

Já munido de algum conhecimento, frequente cursos e seminários. Compartilhe as suas estórias. Coloque-se na posição de servir outros com o seu expertise.

E finalmente, invista em um mentor ou coach! Estes profissionais já chegaram lá e irão te economizar um tremendo tempo (e uma boa soma em dinheiro).

Para finalizar, registro o convite para você fazer do aprendizado o seu estilo de vida e não apenas um estágio em sua vida! Encontre e reconheça as áreas em que precisa se desenvolver e confie no ordinário… pois é na soma do pouco que reside o verdadeiro MUITO!!

Forte abraço,

André Novaes, CFP®

PS: Tenho um plano de crescimento para lhe apresentar. Quer conhecer? Clique aqui.

POSTS RELACIONADOS



19
dez

OS 6 PRINCIPAIS ERROS FINANCEIROS QUE RICOS NÃO COMETEM

Você já parou para pensar o que faz dos ricos, ricos? Como é o dia-a-dia deles? São pessoas extravagantes, super dinâmicas e com uma capacidade de ganhar dinheiro inigualável? Claro...
Leia Mais
20
jan

COMO SE PREPARAR PARA UMA MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA?

Em tempos de crise, a instabilidade financeira pode estar presente na vida de qualquer pessoa, sendo capaz de afetar qualquer planejamento. Diante de dívidas acumuladas, desemprego ou gastos que vão se tornando...
Leia Mais
23
jan

COMO PROSPERAR FINANCEIRAMENTE

Eu curto muito ir a um café. Gosto do ambiente, do aroma, da decoração e da característica caseira e intimista de muitos destes lugares. Quando estou em uma cidade diferente,...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!