Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Inteligência financeira são duas palavras que estão na moda atualmente, assim como outros termos. Muitas pessoas têm mencionado esse conceito em cursos, treinamentos, palestras, encontros, vídeos e artigos de blog. Porém, será que o verdadeiro significado da expressão está sendo propagado da forma correta?

Neste artigo, você encontrará o conceito definitivo de inteligência financeira, bem como alguns bons motivos para começar a desenvolvê-la em sua vida. Portanto, leia-o até o final e conheça mais sobre o assunto.

O que é inteligência financeira?

Conceituando de forma bem direta e sintética, inteligência financeira é a habilidade de manter controle sobre todo o recurso que entra e, principalmente, sai da sua vida, fazendo com que você estabeleça as regras que regem as suas finanças.

Em outras palavras, podemos mencionar que a inteligência financeira é saber utilizar o dinheiro que você recebe de maneira equilibrada, de modo que ele proporcione qualidade de vida, custeio de itens essenciais e ainda sobre para realizar algum investimento, pensando sempre no futuro.

Esse conceito financeiro é parte integrante da sua melhor versão e, como quase toda habilidade humana, também pode ser desenvolvido com o passar do tempo, desde que você aplique as ferramentas de forma correta.

Entretanto, o contrário também existe: pessoas que não têm essa característica bem definida, não têm controle sobre sua vida financeira e acabam se tornando servos do dinheiro. Algumas delas passam a vida inteira atrás desse recurso tão importante e, quando percebem, toda uma vida se passou, e o objeto que foi buscado durante anos ainda não está em suas mãos.

Portanto, podemos afirmar categoricamente que a inteligência financeira é uma característica básica para ter uma vida plena e abundante e poder gozar de todos os benefícios que ela pode oferecer, mas sempre de forma consciente e orquestrada, sem cometer exageros.

Para que desenvolver a inteligência financeira?

Ok, você entendeu o conceito de inteligência financeira e percebeu que todo ser humano pode desenvolver essa característica, mas, para que ela serve, exatamente? Neste tópico, vamos mostrar 5 bons motivos para que você comece a desenvolvê-la em sua vida a partir de hoje. Continue lendo!

Conquistar maior liberdade para fazer escolhas

Ter uma inteligência financeira bem desenvolvida significa viver com mais liberdade para fazer escolhas. Perceba uma coisa: pessoas que têm finanças com diversos problemas, não conseguem muitos resultados positivos. Isso porque a falta dessa característica acaba desencadeando outros problemas que as amarram em determinadas situações.

Por exemplo, suponhamos que você ainda não tem essa característica bem definida e está trabalhando em um local ruim ou, até mesmo, hostil, o que afeta negativamente a sua saúde emocional e física.

Nesse contexto, uma pessoa sem inteligência financeira jamais conseguiria ter liberdade o suficiente largar esse emprego e investir em outras fontes de renda, abrindo um negócio ou realizando aplicações financeiras. Isso não ocorre somente com empregados. No meio empresarial, temos muitos exemplos de pessoas que não suportam mais tocar os seus próprios empreendimentos.

Ter muito dinheiro não significa que determinado indivíduo tem uma inteligência financeira bem desenvolvida. Em alguns casos, ele sequer dispõe de tantos recursos. O que existe, na verdade, é uma dívida bem administrada, mas que, a qualquer momento, pode gerar um colapso.

Assim, a verdadeira inteligência financeira proporciona uma real sensação de liberdade que está diretamente relacionada à felicidade. É como poder olhar para o horizonte e notar que existem inúmeras possibilidades, muita abundância e, ao mesmo tempo, suficiência.

Poder ir além de apenas pagar contas

A realidade de muitas pessoas, empregados ou empreendedores é acordar pela manhã e correr atrás da máquina. No entanto, chega um momento em que o desânimo e a infelicidade tomam conta da vida de muitos. Trabalhar apenas para pagar contas é praticamente uma escravidão em que você não é livre para planejar e realizar sonhos.

A inteligência financeira proporcionará o desejo sincero de sair desse ciclo limitado de escassez e permitirá que você enxergue novas possibilidades de ganhos, podendo acumular diversas fontes de renda e estabelecer uma nova realidade mais abundante e próspera. Além disso, ela pode proporcionar aumento de autoestima, um fator diretamente ligado ao dinheiro.

Utilizar o dinheiro para promover o bem

A inteligência financeira, quando bem desenvolvida, pode servir para promover o bem. De fato, em alguns casos, o dinheiro é utilizado de forma errada, o que acaba gerando algumas crenças coletivas como: o dinheiro é sujo; quem tem dinheiro não é confiável, entre outras. No entanto, quando ele é direcionado para o bem, pode operar verdadeiros milagres.

Nesse contexto, é preciso aderir a alguma causa que proporcione um bem comum à sociedade, mesmo que seja para uma pequena parcela com a qual você tenha mais contato. Os atos de doação, desapego e generosidade proporcionam grandes benefícios, tanto para quem doa quanto para quem recebe.

Realizar sonhos e metas

A inteligência financeira, quando bem desenvolvida, permite que o indivíduo possa planejar alguns objetivos ou sonhos de médio ou longo prazo, bem como estabelecer as metas que precisam ser atingidas para que eles sejam realizados.

Uma pessoa que não tem essa característica, acaba se contaminando com problemas e questões adversas que tiram o foco do trabalho e colocam-na no consumismo e na manutenção de status falsos, que não contribuem em nada para a realização dos seus sonhos.

Uma pessoa que detém essa habilidade, pode, por exemplo, ficar por certo período sem um carro ou morando de aluguel em uma residência simples, juntando dinheiro com perseverança e aguardando o momento certo para adquirir o bem verdadeiramente desejado e sonhado, de acordo com todas as suas características esperadas, exigências e anseios.

Saber esperar pelo momento certo para comprar um bem ou fazer um investimento também é uma forma de aplicar a inteligência financeira.

Alcançar a prosperidade

Com essa característica bem desenvolvida e conhecimentos sobre gestão financeira, você poderá desenvolver novas estratégias de relacionamento com o dinheiro, objetivando ter prosperidade e abundância.

Isso ocorre devido a um processo contínuo de recompensas que se inicia com a dedicação e a responsabilidade com os trabalhos — de onde vem a sua renda — e, posteriormente, com a busca de um consumo consciente, que preze pela qualidade em vez do status e concretize-se com objetivos e metas bem definidos.

Por fim, podemos mencionar que a inteligência aplicada às questões financeiras proporciona um sentimento de satisfação e motivação, que faz com que você trabalhe e planeje a sua vida com intencionalidade, gerando um ciclo interminável de entusiasmo e alegria, que nem mesmo os infortúnios da vida — os quais certamente aparecerão — serão capazes de derrubar.

Agora, você tem em mãos grandes motivos para começar a desenvolver a inteligência financeira em sua vida. O que você está esperando para começar a agir? Entre em contato conosco: temos uma equipe especializada para atendê-lo.

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



14
ago

Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática

A contemporaneidade é marcada por um excesso. A todo momento, você é incentivado a comprar produtos, nem sempre necessários, que lançam mão de falsas promessas do suprimento total de suas...
Leia Mais
Planejamento Financeiro Pessoal
15
jan

Responsabilidade na vida faz bem para você

Algumas pessoas demoram para tomar decisões importantes na vida, que podem causar um impacto positivo definitivo, porque não evitam ações que vão exigir um pouco mais de disciplina e organização,...
Leia Mais
26
maio

Saiba mais sobre o poder das afirmações positivas

A autora J.K. Rowling já dizia que as palavras são uma inesgotável fonte de magia, capazes de formar ou remediar grandes sofrimentos. Elas podem expressar um pensamento sobre nós ou...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de Janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de Janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de Janeiro de 2018
Planejamento Financeiro Pessoal
Responsabilidade na vida faz bem para você
15 de Janeiro de 2018
Principal meta dos brasileiros para 2018 é juntar dinheiro
3 de Janeiro de 2018
Pela sua melhor versão
1 de Janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!