Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Entenda a importância do tempo de qualidade com a família

Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas acabam tendo menos tempo para curtir a família. Embora essa seja uma realidade comum, é importante tomar medidas para atenuá-la, investindo em tempo de qualidade com as pessoas que você ama. Mesmo que você não tenha muito tempo livre, aproveitar o período com qualidade é o que conta de verdade!

Para aprender a tornar o seu momento livre (mesmo que curto) em tempo de qualidade, e encaixá-lo em sua rotina, acompanhe o artigo de hoje!

O que é tempo de qualidade, afinal?

Muitas pessoas não sabem, mas a expressão “tempo de qualidade” se tornou comum para sinalizar o período dedicado, exclusivamente, a uma pessoa. Como já dito, as obrigações do dia a dia reduzem significativamente as horas livres que temos e, por isso, é bom programar o tempo para o que realmente importa.

Uma boa maneira de lidar com a situação é investir em momentos de qualidade com a sua família. Aproveite a oportunidade para construir relações duradouras, promover conversas mais profundas e ter um período destinado exclusivamente aos familiares.

Pare e pense: uma relação de proximidade exige esse tipo de investimento. Existem necessidades que devem ser supridas e preenchidas, como a atenção, o afeto e o diálogo — e isso só é possível por meio do relacionamento interpessoal.

A partilha de experiências e a construção de boas memórias só acontecem quando as pessoas dividem o seu tempo, não é mesmo? Nesses momentos, fica mais fácil tocar, abraçar e se aproximar dos seus familiares.

Qual é o cenário hoje?

Como você deve imaginar, muitas famílias vivem hoje sem desfrutar do tempo de qualidade. Para exemplificar esse pressuposto, uma pesquisa britânica levantou a realidade em 25 países ao redor do mundo e revelou que homens e mulheres dispõem apenas de 36 minutos do seu dia para dedicar tempo de qualidade à sua família.

Assustador, não é? Quando somamos esse tempo ao longo de um ano, obtemos um resultado correspondente a, aproximadamente, apenas 15 dias — sendo que grande parte desse período ainda é potencializado em datas comemorativas, como Natal, aniversários e outras festividades.

O impacto disso tudo nos relacionamentos familiares é que os cônjuges têm a sensação frequente de não aproveitarem o casamento e os pais a de não acompanharem o crescimento dos filhos. Muitos deles, inclusive, apontam a perda de momentos cruciais na vida dos pequenos — e se você já é pai, sabe que é verdade.

O trabalho e a rotina atribulada acabam sugando as nossas energias e, mesmo quando estamos juntos daqueles que amamos (assistindo televisão, por exemplo), acabamos não querendo conversar ou socializar — reflexo do cansaço ou do estresse.

Agravante

A pesquisa ainda revelou um agravante: mesmo quando estão em casa, os pais não estão totalmente presentes. Muitos deles chegam e ainda precisam finalizar alguma tarefa profissional ou, ainda, ficam mergulhados nas tecnologias, checando o Facebook e o WhatsApp, por exemplo.

Justamente por isso é bom aproveitar o tempo livre. Mesmo que sejam poucos minutos, é importante parar e ter tempo de qualidade com a família.

Como ter esse tempo com a minha família?

Agora que você já sabe como o tempo de qualidade é importante, deve estar se perguntando como adotar esse hábito diariamente com a sua família, certo? Levantamos algumas dicas para te ajudar. Confira!

Organize o seu dia

Organização é fundamental para otimizar o tempo que dispõe. Ao fazer a gestão do seu dia, já inclua o período destinado para os momentos em família. O planejamento irá lhe ajudar a cumprir as suas metas dentro dos prazos, mas sem deixar de lado o tempo de qualidade com quem você divide a vida.

Muitas pessoas, diante da falta dessa sistematização, acabam ficando por um período maior no trabalho do que deveriam, lidando com problemas que poderiam ser evitados. Consequentemente, o tempo que era para ser destinado ao parceiro e aos filhos, fica comprometido.

Acorde cedo para se exercitar

Vivenciar momentos de qualidade com a sua família tem relação direta com estar bem consigo mesmo. Como você vai aproveitar o seu tempo livre se não tiver disposição?

Acordar cedo e realizar exercícios físicos pode, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo, beneficiar a saúde mental.

Esse hábito lhe dará mais energia, concentração e foco no trabalho, impactando em sua capacidade de produção. Se um dos locais que lhe dá maior preocupação se torna tranquilo, isso refletirá nas outras áreas de sua vida.

Marque uma atividade em comum

Pode ser que você não consiga desenvolver essa atividade todos os dias da semana, mas se conseguir, ao menos, em um pode haver grandes benefícios. Marque um encontro semanal com os filhos e desconecte-se do resto do mundo, por exemplo. Essa é uma maneira de assegurar que não vai se distrair com outras atividades, mas sim ter um tempo de qualidade com os pequenos.

Para tornar o encontro ainda mais especial, você pode fazer com que eles sugiram a atividade ou um lugar para vocês passearem. Pode ser um parque, uma livraria ou biblioteca para a hora da leitura ou um bate-papo acompanhado de um lanche gostoso. E claro: pode incluir o parceiro nessa também!

Chegue do trabalho e converse com a sua família

Praticar o tempo de qualidade, por menor que ela seja, é mais importante do que passar horas “vazias”. Pare alguns minutos para conversar com os seus familiares quando chegar do trabalho. Invista no relacionamento mesmo com coisas simples, como perguntar como foi o dia de cada um deles. Priorize isso.

Em seguida, você segue com as suas atividades, como sentar no sofá para relaxar e assistir um programa ou acabar alguma tarefa no computador.

Negocie trabalho home office

Quando houver a possibilidade, trabalhe de casa. Esse hábito lhe trará diversos benefícios para a sua qualidade de vida e para a sua família.

Um dos grandes motivos de estresse e que te faz gastar grande parte do seu tempo é o deslocamento. O trânsito intenso das grandes cidades tornou a locomoção diária uma das principais fontes de esgotamento físico e emocional.

Trabalhando em casa, você poderá realizar as refeições em família, os seus pequenos intervalos durante o dia poderão ser em companhia dos seus filhos, a otimização do seu tempo lhe possibilitará colocar em prática as outras dicas para aproveitar mais a companhia deles e, consequentemente, aumentar a proximidade e intimidade entre vocês.

Mantenha um compromisso em família

Você e seus familiares podem ter atividades em comum. Essa é uma maneira de gastar tempo junto e criar vínculos. É possível criar algo conjuntamente, aprender a jogar xadrez, fazer algum esporte ou, até mesmo, acompanharem a um seriado juntos. Faça disso uma regra.

Que tal combinarem o dia da pizza em família? Exemplo: toda terça-feira, às 19h30 teremos o dia da pizza. É importante que haja uma data e um horário para que todos possam se organizar para participarem deste ritual.

O grande barato do programa é o que ele representará para a sua família daqui a alguns anos, aquela sensação de que houve algo especial na infância de seus filhos que eles esperavam, ansiosamente, para acontecer e se deliciavam com aquilo. Boas memórias acompanham bons eventos. Quem aqui não se lembra de algum costume familiar bacana?

Seja criativo e combine o seu ritual com seus familiares. Combine e defenda essa agenda com empenho.

Tome decisões junto daqueles que você ama

As reuniões em família, além de ser um momento de descontração e intimidade, também deve representar a oportunidade para conversar sobre algumas decisões que precisam ser tomadas.

Podem ser escolhas mais simples, desde definir o destino para a próxima viagem ou o modelo do carro novo, ou decisões mais complexas, como as atitudes a serem tomadas diante de um problema financeiro.

Muitas vezes tentamos guardar alguns problemas somente para nós, com o objetivo de não afetar os demais membros da família. Entretanto, essa atitude tem um efeito contrário do esperado. Isso o afasta e o faz perder um tempo precioso com eles, já que os seus pensamentos estarão voltados a tentar resolver as dificuldades.

Ajude o seu filho com o dever de casa

Passar um tempo de qualidade com os seus filhos significa ter momentos que irão estreitar os seus laços afetivos, intensificar a intimidade e criar memórias duradouras. Isso quer dizer estar presente não somente nos momentos de diversão, mas também nas dificuldades.

É comum que as crianças e os jovens em idade escolar tenham dificuldades com as tarefas ou se sintam pressionados em algumas situações. Use o momento de estudar e fazer tarefas escolares para dar suporte ao seu filho e o ajude a lidar com as aflições e inseguranças. Aproveite para passar para ele, na intimidade que será criada, princípios importantes para você.

Tenha contato físico

Quem não gosta de abraçar e estar próximo das pessoas que ama? Essa é uma maneira interessante de afirmar o seu carinho por elas, fazendo com que o tempo de qualidade seja ainda mais precioso e especial.

Caso não tenha esse costume, você pode começar com atitudes simples: que tal abraçar os seus filhos antes de sair de casa para trabalhar? A intimidade é muito importante para a aproximação de vocês. O gesto te fará muito bem e lembrará o quão privilegiado você é por ter uma família tão linda.

Em datas especiais, não dispense abraços e beijos. E, o mais importante, diga o quanto você se orgulha soa seus familiares e é grato por tudo o que eles representam para você. A relação diária melhorará muito!

Converse enquanto se desloca

Muitas famílias não conversam no período de deslocamento. Pode ser no carro, no ônibus ou em qualquer outro ambiente, mas tente aproveitar esse momento, que pode ser precioso, para trocar ideias e estabelecer uma relação de confiança por meio do diálogo.

Transforme momentos livres em tempo de qualidade

Entendeu o quanto o tempo de qualidade é importante? A prática é extremamente recompensadora e pode trazer benefícios incríveis — inclusive melhorando a sua produtividade no trabalho.

Certas experiências, como as etapas de crescimento das crianças, são únicas. Não permita que elas passem sem vivenciar, intimamente, as oportunidades mágicas que a paternidade e a vida conjugal oferecem.

Para que esse texto auxilie também a outras pessoas, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, seus amigos também vão aprender a transformar períodos livres em tempo de qualidade!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

Leave a Reply

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Prezado RH, palestras e workshops de educação financeira não funcionam.
6 de agosto de 2019
2019 e além
6 erros para evitar com o seu dinheiro em 2019
31 de dezembro de 2018
Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
O seu projeto de vida em 2018 é muito maior do que as eleições
29 de agosto de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!