Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Chega um determinado momento da vida em que se coloca em pauta as conquistas e se pergunta qual o futuro que se quer para a família. Essas indagações sobre o futuro vêm acompanhada de muitas dúvidas e inseguranças, o que afeta a autoestima. Um dos embaraços mais comuns nessa situação é em relação ao dinheiro. Afinal, não importa o que você quer conquistar para o seu futuro, o dinheiro é o meio pelo qual você pode alcançá-lo.

Você está endividado, com muitas incertezas sobre como prover sua família no futuro? Isso abaixa a sua autoestima? A baixa autoestima, por sua vez, acaba deixando você sem ação diante dos seus problemas? A seguir vamos esclarecer sobre a relação entre autoestima e dinheiro e como um bom planejamento financeiro lhe fornecerá as ferramentas para a construção da sua melhor versão. Vamos lá?

Autoestima e dinheiro? Qual a relação?

Muito se fala sobre a importância de uma vida equilibrada para se ter uma boa saúde, um bom controle emocional. Entretanto, às vezes, deixa-se de lado a importância do equilíbrio financeiro. Especialistas apontam que uma crise na vida financeira pode acarretar diversos problemas, como ansiedade, depressão e a baixa autoestima.

Existe uma relação direta entre dinheiro e autoestima. Segundo especialistas, a saúde financeira depende da autoestima e das crenças que o sujeito tem em relação ao dinheiro. Ou seja, uma pessoa com baixa autoestima tem medo de se arriscar, de assumir postos de liderança no trabalho, fica inseguro. Dessa forma, no momento em que se precisa ter um plano claro de ação e assumir o protagonismo de sua história, isso não se faz possível.

Mas, cuidado! Ter uma boa autoestima não significa que a solução seja uma super autoestima. Uma pessoa assim tende a ignorar fatores externos que são importantes de ser levados em conta em um bom planejamento financeiro. A chave para o equilíbrio entre autoestima e dinheiro é um bom planejamento pessoal e financeiro.

A importância do bom planejamento pessoal

Como vimos, há uma relação de mão dupla entre autoestima e dinheiro. Assim, uma baixa autoestima tende ao desequilíbrio financeiro e vice-versa. No centro de toda essa narrativa está você, como a chave, como o protagonista do caminho para a sua melhor versão. O empoderamento financeiro é o primeiro passo para alcançar o que tanto sonha. Não há fórmula mágica! Mas existem algumas dicas práticas que podem ajudá-lo a construir esse planejamento financeiro:

Tenha um objetivo claro

O primeiro passo é ter um objetivo que se queira alcançar. A partir disso, faz-se possível traçar metas e fazer os planos necessários para atingir o seu propósito.

A sua família também faz parte desse plano. Converse com a sua esposa, com os seu filhos. Transparência é imprescindível! Todos são responsáveis e podem contribuir para a saúde financeira da família. Incluir a sua família nessa discussão pode ajudá-lo a ter uma maior controle sobre as variantes que interferem em suas finanças e a servir de exemplo para os seus filhos.

Tenha um plano prático

Uma vez traçado um objetivo e incluído a sua família no contexto, é preciso traçar um plano. Ao fazer isso, leve em consideração o seu atual estilo de vida e não deixe de colocar nada na conta: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer etc.

Para esse plano deve ser considerada a sua vida a curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, não se esqueça de levar em conta o momento da aposentadoria.

Acredite em sua capacidade. Sem autoestima, nenhum planejamento se faz possível. Não encare o dinheiro como um problema, mas sim como a solução.

Se a baixa autoestima é um problema e o dinheiro pode ser visto como uma solução, isso não quer dizer que sair gastando tudo para melhorar a autoestima seja uma boa opção. Pesquise sobre os melhores investimentos para a sua atual situação.

Existem muitos fatores externos que interferem em sua vida financeira. Entretanto, não assuma uma posição queixosa em relação a isso. Você é o protagonista de sua história. Dessa maneira, mesmo que por fatores externos, às vezes é preciso fazer algumas mudanças.

Seja protagonista de sua vida e alcance a sua melhor versão!

Entregar a vida à sorte e ao azar é a opção de quem se vitimiza. Se você não for o motor para as mudanças que tanto quer, o seu futuro e de sua família dificilmente sairá do papel. Para a construção de um efetivo plano de vida e um bom planejamento financeiro, vimos que existe uma íntima relação entre autoestima e dinheiro como fator causa de um bom planejamento financeiro.

Você se informou sobre dicas práticas para se ter um bom planejamento financeiro. Mas, e a via da autoestima, quais os fatores que podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio nessa balança?

Qual é a sua essência?

É importante você entender a sua essência, aquilo que realmente importa para você. Autoconhecimento é um passo fundamental para um bom controle emocional. Se você não está satisfeito com algo, o que deseja mudar?

Qual é a sua história?

Você já parou para pensar em sua história? Como os seu pais, avós, a sua família em geral lidou com a questão do dinheiro? Afinal, as pessoas importantes da sua história lhe influenciaram, lhe transmitiram lições sobre como lidar com a autoestima e com o dinheiro.

Uma vez que, a partir da sua história, você percebeu as pessoas que o inspiraram, quais delas podem auxiliá-lo no seu caminho? Se você é o motor da mudança possível em sua vida, isso não quer dizer que tenha que passar por isso sozinho. A ajuda das pessoas que o cercam e de profissionais são fundamentais.

Uma vez que você conseguiu entender a sua essência, o que o motiva, conseguiu vislumbrar as ferramentas e pessoas que podem ajudá-lo, a construção do melhor de você se torna possível.

A autoestima é algo construído e multifatorial: o que move você, as ferramentas que têm disponíveis, o que pode ser feito para provocar reais mudanças.

Agora que você já se informou sobre a íntima relação entre autoestima e dinheiro, conheça o nosso curso 100% grátis com as 3 principais decisões financeiras que impactam diretamente sua autoestima e a sua melhor versão.

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



15
set

Plano e planejamento: entenda as principais diferenças

Você conhece as diferenças entre plano e planejamento? Ambas as palavras têm conceitos completamente distintos, bem diferente do que muitas pessoas pensam. O primeiro tem relação com aquelas coisas que...
Leia Mais
14
ago

Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática

A contemporaneidade é marcada por um excesso. A todo momento, você é incentivado a comprar produtos, nem sempre necessários, que lançam mão de falsas promessas do suprimento total de suas...
Leia Mais
07
ago

Descubra como definir seus objetivos financeiros

Não há limites para a capacidade humana de desejar, porém, os recursos disponíveis para concretizar todos esses desejos são escassos. Essa regra básica de economia é universal e se aplica a...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Plano e planejamento: entenda as principais diferenças
15 de setembro de 2017
5 cuidados para ter ao contratar a previdência privada
11 de setembro de 2017
Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática
14 de agosto de 2017
Descubra como definir seus objetivos financeiros
7 de agosto de 2017
Procurando melhores investimentos? Conheça 5 para evitar
31 de julho de 2017
Ritual matinal para uma vida em sua melhor versão
25 de julho de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!