Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

O conceito de empoderamento financeiro envolve temas sobre dinheiro que potencializam a consciência sobre a sua vida financeira.

Uma pesquisa do SPC e Câmara Nacional de Dirigentes Losgitas indicou que 39% da população adulta brasileira está endividada. Outro levantamento feito por essas entidades mostrou que 46% brasileiros não têm controle financeiro e assumem ser desorganizados com as finanças.

Esse cenário mostra que muitas pessoas não têm poder sobre o dinheiro, mas deixam que as finanças atropelem suas vidas.

Diante disso, este post busca ir além de dicas convencionais de controle das finanças pessoas, mas traz ferramentas e informações necessárias para seu empoderamento financeiro.

Tenha um objetivo claro para seu plano de vida

O primeiro passo para o empoderamento financeiro é a definição de um objetivo.

Identificar aonde se quer chegar é muito importante, porque não há como buscar algo que não se sabe o que é.

O plano de vida pode incluir 3 prismas:

Plano de qualidade de vida

Você não pode prejudicar a sua qualidade de vida atual pensando exclusivamente no futuro. O ideal é mesclar objetivos futuros com uma boa vida no presente.

Faça um plano que inclua o seu padrão de vida atual, considerando itens, como:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Estudos;
  • Transporte etc.

Plano para aposentadoria

Se você quer ter mais poder sobre suas finanças, não pode simplesmente deixar isso por conta do INSS ou de uma instituição de previdência privada. É necessário pensar sobre o tema.

Considerando o padrão de vida estipulado no item anterior, é importante avaliar se os valores que serão recebidos durante a aposentadoria vão garantir a mesma qualidade de vida que você possui hoje.

Se isso não for possível, é bom pensar em novas estratégias.

Reserva financeira

Por fim, mas não menos importante, além de manter o padrão de vida atual e pensar no futuro montando uma previdência, é preciso garantir uma reserva financeira para algum momento difícil ou de emergência.

Mantenha esses recursos em um lugar de fácil acesso. Isso quer dizer que você não deve alocar esse dinheiro em aplicações pouco líquidas, mas sim naquelas em que o saque pode ser feito a qualquer momento.

Entenda os passos para chegar ao empoderamento financeiro

Como todo grande objetivo, o empoderamento financeiro pode ser dividido em metas menores e mais fáceis de serem atingidas.

Os passos para o sucesso financeiro devem ser as suas particularidades. No entanto, uma base poderia ser construída da seguinte forma:

  • Identificar meios para aumentar a renda;
  • Controlar os gastos e otimizar pontos sensíveis;
  • Agregar conhecimentos de educação financeira;
  • Determinar os investimentos adequados ao perfil pessoal;
  • Elaborar formas de garantir um legado para os herdeiros.

Estabeleça um plano de educação financeira

A maioria das pessoas confia em gerentes de instituições financeiras como a única forma de melhorar as suas finanças, o que é bastante errado. Nem sempre o gerente do seu banco possui os mesmos objetivos que você.

O objetivo do gerente de um banco é conseguir melhores negócios para a instituição, que paga bonificações por isso. Você acha que ele está realmente preocupado com as suas metas pessoais ou com os objetivos da sua família?

Esse cenário mostra por que é importante adquirir conhecimentos financeiros, pois só assim você poderá tomar decisões focadas em seus planos de vida.

Quanto ao gerente do banco, ele ainda poderá fazer algum aconselhamento, mas você deve avaliar racionalmente esses conselhos antes de tomar qualquer atitude.

Crie o hábito de poupar e diversifique seus investimentos

Outro ponto importante para o empoderamento financeiro é criar o hábito de poupança, colocando-o efetivamente em prática.

A melhor e mais difundida técnica para não falhar com esse compromisso é destinar o dinheiro para a poupança antes mesmo de começar a fazer os gastos mensais.

Além disso, estipule um percentual de seus ganhos para poupar. Por exemplo, 15% de seu salário.

A alocação dos recursos em diversos investimentos é uma técnica muito usada para diluir o risco das aplicações.

Por isso, fazer a diversificação é bastante recomendada para ter acesso a melhores rendimentos, porém mantendo certo nível de segurança.

Você pode ter 40% dos seus investimentos em renda fixa — Certificado de Depósito Bancário (CDB), por exemplo —,30% em títulos públicos do Tesouro Direto e outros 30% em um fundo de ações.

Esse exemplo de carteira de investimentos proporciona bons retornos e segurança para você, mesclando investimento de baixo risco — CDB — com investimentos de maior potencial de ganho, como as ações.

A diversificação dos investimentos é unanimidade entre especialistas do mercado financeiro quando o assunto é otimização de lucros.

Procure orientação especializada

Reconhecer que existem pessoas mais preparadas do que você para lidar com as suas finanças não é apenas um sinal de inteligência, mas uma atitude necessária para conquistar o sucesso financeiro.

Nos investimentos, por exemplo, o profissional pode ajudar a responder perguntas como: Quais os percentuais para alocação de ativos? Qual fundo de investimento é melhor? É melhor fazer investimentos em Tesouro Direto ou em títulos privados?

Um conselheiro pode ajudar também na avaliação e busca de soluções para a situação financeira atual, harmonizando os objetivos de curto e longo prazos. Por exemplo, conduzindo o processo para mensurar os valores para qualidade de vida (pensamento no presente), aposentadoria (pensamento no futuro) e reserva financeira (imprevistos e emergência).

Lembre-se de que o empoderamento financeiro depende de você

Nesse post você viu o que fazer para garantir a boa saúde das suas finanças.

Isso envolve definir um objetivo claro, montar um passo a passo para atingir o empoderamento, investir tempo e estudo em educação financeira, comprometer-se com sua poupança e pensar sobre a orientação de um profissional.

Mas apenas saber o que fazer não resolve o problema. Para conseguir dominar as suas finanças você precisa colocar atitudes e pensamentos próprios em prática, afastando-se do pensamento comum e mantendo uma rígida disciplina sobre o seu dinheiro. No final das contas, os sacrifícios valerão a pena!

Para crescer ainda mais como pessoa e continuar no processo de empoderamento financeiro, assine a nossa newsletter e receba mais dicas de como aumentar seu patrimônio!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



07
abr

Como não depender do INSS para se aposentar?

A maioria dos brasileiros tem ciência de que depender do INSS e da Previdência Social certamente será sinônimo de dificuldades e problemas financeiros na aposentadoria. Além do excesso de burocracia,...
Leia Mais
04
abr

Veja como é a declaração de herança no IR 2017

Heranças só devem ser declaradas após processo de inventário; divisão de bens e direitos é listada na Declaração final do Espólio. As heranças recebidas pelo contribuinte só devem ser listadas...
Leia Mais
07
ago

Descubra como definir seus objetivos financeiros

Não há limites para a capacidade humana de desejar, porém, os recursos disponíveis para concretizar todos esses desejos são escassos. Essa regra básica de economia é universal e se aplica a...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Afinal, o que é resiliência financeira?
17 de novembro de 2017
Planejamento financeiro: saiba como criar uma rotina de organização
13 de novembro de 2017
Perfil de investidor: aprenda como identificar o seu contexto
6 de novembro de 2017
Decisões financeiras: saiba como crescer de forma consciente!
16 de outubro de 2017
Saiba como as decisões financeiras impactam na formação dos filhos
11 de outubro de 2017
Planejamento financeiro pessoal: como se preparar e conseguir realizar sonhos?
6 de outubro de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!