Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Manter as contas em ordem, formar um patrimônio e ter uma reserva financeira para emergências. O tempo todo escutamos que é preciso conquistar estas coisas para obter sucesso no que se refere às finanças, certo? Aqui na Life Academy, nós acreditamos que para chegarmos a tais resultados é preciso, antes de qualquer coisa, agir com sabedoria e autoconhecimento, detectando inicialmente quais os sonhos e planos que queremos realizar e agindo com muito equilíbrio para que a economia e os investimentos não signifiquem perda da qualidade de vida, afinal, dinheiro existe também para tornar a vida mais fácil e feliz.

Agora, qual é o segredo para tudo isso?

Devemos considerar que nem sempre a solução para tudo que procuramos conquistar na vida seja ganhar mais. Muitas vezes basta adequar melhor as receitas e despesas, eliminar alguns gastos desnecessários e trocar alguns itens de consumo por outros mais em conta com resultados semelhantes. Para isso, continua sendo fundamental nos autoconhecermos, assim saberemos de fato o que nos faz feliz e importa e aquilo que não tem tanta importância assim. Muitas vezes achamos que precisamos de determinadas coisas, mas se as perdemos, nos damos conta de que elas não eram assim tão necessárias.

Vamos a um exemplo prático: Você gasta uma quantia mensal no serviço de TV a cabo. Porém, de repente o bolso começa a apertar e você se vê obrigado a abrir mão dele por algum tempo. Só que neste período, também passa a ver que aquele serviço não era assim tão importante. E que a economia gerada mensalmente com o corte dele poderia ser destinada à realização de uma viagem no final do ano por exemplo. Então você até pensa: “Puxa, por que não fiz isso antes?”.

Quais os seus objetivos?

Para conquistar equilíbrio financeiro e na vida, a primeira pergunta que precisamos fazer está relacionada aos nossos objetivos. Ninguém começa a cortar gastos, substituir despesas ou economizar a troco de nada. É preciso ser claro sobre onde se quer chegar. Separe um tempo para pensar naquilo que deseja para si mesmo e trace metas para alcançar. Vamos supor que em seu plano de vida esteja passar um ano morando fora do país.

Leia também: 21 dicas para colocar a sua vida financeira em ordem

Para isso, você terá que juntar uma quantia de dinheiro que vai lhe permitir, inclusive, ficar sem trabalhar temporariamente. Mas como juntar sem abrir mão de outras coisas necessárias? A resposta é: buscando equilíbrio e priorizando. Acredite: ainda que em alguns momentos pareça, nem tudo é prioridade. Deve haver uma escala das coisas mais e menos importantes para que você possa oferecer um peso correto a cada uma delas. É hora de começar a medir.

Quando você quer conquistar determinadas coisas?

A segunda pergunta a ser feita é “Quando”. Isso porque, quando você determina seus objetivos, precisa determinar também quando quer realizá-los. Se você pretende morar um ano fora do país, por exemplo, também precisa decidir se quer fazer isso daqui a dois ou dez anos. Se quer comprar um imóvel próprio ou conseguir investir o suficiente para ganhar independência financeira, também precisa almejar estas coisas dentro de um limite de tempo. É isso que fará com que você continue caminhando com motivação e menos riscos de se perder.

Além disso, definir metas para uma determinada data fará uma diferença enorme na parte prática relacionada às finanças. E aí, dentro do período em que estiver se organizando para realizar determinado plano, terá que assumir o controle do orçamento de forma clara e focada para encontrar o equilibrio necessário entre despesas, receitas, economia e qualidade de vida. Vamos juntos rumo à sua melhor versão?

Como chegar ao equilíbrio?

Atualmente, vivemos cercados por excessos de todos os lados. Muitas vezes, quando não nos autoconhecemos direito, tendemos a achar que precisamos de muito mais do que o necessário para sermos felizes, e é aí onde mora o perigo. Também tendemos a comer demais, dormir demais, fazer exercícios demais, consumir demais… enfim, é preciso que paremos agora com este tipo de comportamento se desejamos alcançar um equilíbrio saudável. A partir daí, vamos à parte prática. Separe um tempinho para responder a algumas questões:

  1. Você conhece seus ganhos e gastos frequentes? E quanto aos eventuais?
  2. Você acredita que poderia cortar alguns deles ou substitui-los por outros mais em conta?
  3. Você consegue priorizar os seus gastos em ordem de importância?
  4. Como anda sua vida hoje além da parte financeira? Tem conseguido se cuidar? Separar um tempo para as pessoas que ama? Realizar atividades que lhe fazem bem? Dormir o suficiente? O que precisaria ser mudado para encontrar maior equilíbrio nestas áreas também?

Estas questões são importantes quando pensamos em equilíbrio de forma geral na vida: finanças, trabalho, lazer, descanso, relacionamentos. Normalmente, quando uma destas áreas não funciona direito, acaba causando reflexos negativos nas outras.

Se você não descansa tempo suficiente, por exemplo, isso acaba se refletindo de forma negativa no trabalho e nas relações com as pessoas, afinal, você possivelmente tenderá a sentir-se cansado e irritado.

Se está tendo problemas em seus relacionamentos pessoais, pode ser que tenda a compensar as frustrações com um consumo exagerado, sem foco, o que acarretará problemas em suas finanças. E assim consecutivamente. Percebe como o equilíbrio é importante?

No caso das finanças, já dissemos que é preciso autoconhecerse, formular planos e metas em tempos determinados, conhecer receitas e despesas, cortar gastos desnecessários, priorizar. Ufa! E de resto? Como alcançar equilíbrio nas outras áreas da vida também? Pensamos em algumas dicas importantes que você pode começar a seguir agora:

Segredo 1: Tenha cuidado com o excesso de trabalho

Trabalhar é bom e nos permite conquistar uma série de coisas positivas, tanto financeiras quanto emocionais, mas é preciso ter cuidado com o excesso. Quem trabalha demais e nunca tem tempo para fazer nada além de trabalhar, pode estar escondendo eventuais frustrações nesta área da vida. Além disso, todo excesso é prejudicial. Se você trabalha tanto que nunca consegue ter tempo de qualidade para estar com quem ama, certamente terá problemas.

Segredo 2: É preciso descansar

O dia tem 24 horas, e é fundamental que parte dele seja usado para o descanso. Nosso corpo físico precisa recarregar as baterias para conseguir resultados melhores. Portanto, separe um tempo unicamente para descansar. É fundamental para conseguir mais equilíbrio na vida.

Segredo 3: Faça o que gosta em alguns momentos

Em alguns momentos, seja na semana, no dia ou no mês, precisamos colocar na agenda a realização de atividades que nos façam bem. Pode ser uma academia, um encontro com amigos, um curso, e etc. Não se culpe por gastar tempo com isso, aliás, considere uma prioridade.

Segredo 4: Cuide-se bem

Finalmente, para ter equilíbrio na vida, é preciso que você que se cuide. Somos o resultado de nossos pensamentos e ações concretas, por isso corpo e mente têm que estar bem cuidados para que todo o resto flua direito. Perceba como anda sua vida hoje, leia e releia este texto algumas vezes, questione-se sobre o que pode e precisa ser mudado, e passe a se cuidar mais em todos os aspectos.

 Você pode começar uma rotina de exercícios, alimentar-se melhor, abandonar determinados vícios que fazem mal, realizar mais atividades de que gosta, começar uma terapia, organizar as finanças e muito mais. Cuidar-se tem a ver com a procura por equilíbrio, e estamos aqui para ajudá-lo a chegar em sua melhor versão sempre.

Forte abraço, André Novaes.

Hey, você sabia que tenho um curso inteiramente grátis para você começar a ter mais equilibrio em 3 decisões de vida que impactarão profundamente as suas finanças. Dê uma olhada aqui.

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



13
mar

MUDANÇAS NO INSS: O QUÊ EU PRECISO SABER?

A média de vida dos brasileiros e brasileiras tem aumentado, e com o envelhecimento da população, a previdência nunca sai de pauta. A famigerada aposentadoria é um assunto cada vez...
Leia Mais
20
mar

Descubra se você tem dinheiro em contas inativas do FGTS, como sacar e o que fazer com essas economias.

Os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que estavam inativas até 31 de dezembro de 2015. O...
Leia Mais
Planejamento Financeiro Pessoal
15
jan

Responsabilidade na vida faz bem para você

Algumas pessoas demoram para tomar decisões importantes na vida, que podem causar um impacto positivo definitivo, porque não evitam ações que vão exigir um pouco mais de disciplina e organização,...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018
Planejamento Financeiro Pessoal
Responsabilidade na vida faz bem para você
15 de janeiro de 2018
Afinal, por que desenvolver a inteligência financeira?
8 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!