Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Na Life Academy levamos muito a sério a importância de saber doar e receber. Costumamos dizer que dinheiro foi feito para ser gasto, não para ficar guardado debaixo do colchão. Isso é um fato, ainda que a forma como esse dinheiro venha a ser gasto é o que determinará boa parte de sua condição financeira, portanto, é importante gastar dinheiro com sabedoria, considerando planos de vida, prioridades, não gastando à toa, e etc. Acontece que muita gente, ao ganhar dinheiro, começa a sentir uma espécie de sentimento de culpa com relação a isso. Já aconteceu com você?

Antes de tratarmos mais detalhadamente sobre esta questão, é importante considerarmos que é natural do ser humano desejar algumas coisas, mas não se mostrar de fato aberto para recebê-las.

Quando se trata de dinheiro, de riqueza, isto também pode acontecer.  Em geral, quem deseja muito ganhar dinheiro, mas tem ideias pré-concebidas não tão legais sobre a riqueza, acaba inconscientemente sentindo-se pouco à vontade para receber o que pediu. Dá para entender como acontece?

O que é dinheiro para você?

Se eu te pedisse para pensar agora nos diversos significados que o dinheiro lhe traz, o que você pensaria? Será que todos eles são positivos? Quando você pensa em uma pessoa rica, qual o perfil que em geral lhe vem à mente? É este tipo de pessoa que você deseja se tornar ou não?

Estas ideias, muitas vezes enraizadas em nossas mentes, acabam nos guiando para caminhos diversos em relação à busca de nossos sonhos.

Por isso, além de traçarmos metas reais para definirmos as nossas trajetórias rumo à nossa melhor versão, também é preciso entender quais pensamentos estamos acumulando com relação à prosperidade. Caso sejam negativos, é melhor iniciarmos já uma mudança profunda, caso contrário, sempre poderemos nos tornar nossos próprios sabotadores.

Aprenda a receber

Se você percebeu que traz dentro de si ideias muito negativas com relação a dinheiro (por exemplo, você acha que todo rico é ruim), trate de olhar estas ideias de outra forma. Dinheiro só fará com que você se torne a sua melhor versão, ou seja, se você é uma pessoa que gosta de ajudar, não costuma desperdiçar, tem projetos interessantes, e etc., ter uma condição financeira melhor só o ajudará a fazer ainda melhor este tipo de coisa, percebe?

Quando falamos em prosperidade, é fundamental que, além de desejar ser próspero, você esteja aberto para receber o que chega em suas mãos. Desta forma, depois de pensar em seus planos de vida, priorizá-los, inseri-los no tempo adequado e organizar os caminhos para que possam se realizar, você também esteja disposto a receber tudo que for possível para chegar aonde quer.

“The love you take is equal to the love you make”

Lembre-se que a vida é uma troca (John Lennon já dizia: “The love you take is equal to the love you make”, algo como: o amor que você leva é igual ao amor que você entrega), portanto, se a riqueza chega até você, é importante antes de qualquer coisa que você a aceite e lide com ela da melhor maneira.

Lembro também que prosperidade nem sempre pode vir através de uma quantia em dinheiro. Ser próspero também é ter mais tempo para passar com que se ama ou conseguir dedicar horas do seu mês a um projeto que lhe faz muito feliz. Por esta razão, comece a testar agora o poder de receber. Este é o primeiro passo.

Algumas dicas práticas sobre receber

Separei algumas dicas para você que ainda não se sente à vontade para receber. Veja se elas podem ser inseridas de alguma forma em seu dia a dia e vá treinando sua mente para conseguir acolher sem culpa o que vier até você.

  1. Seja grato por tudo de bom que acontecer em seu dia. Vale, inclusive, anotar as coisas boas para relê-las ao final da semana.
  2. Seja grato por todo aprendizado que receber em cada dia. Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, mas aprender a receber lições também é importante para fazer melhor na próxima tentativa.
  3. Seja grato quando um amigo ou familiar disponibilizar parte de seu tempo em seu favor. Tempo é sempre algo muito importante, portanto receba com gratidão as pessoas que se dispuserem a gastá-lo com você.
  4. Seja grato por favores recebidos sem que você nem sequer precisasse pedir. Vale desde o filho que lavou a louça em casa até o chefe que permitiu com que você emendasse um feriado para descansar.
  5. Receba elogios sem vergonha nem pudor. Muita gente, ao receber elogios, se sente envergonhado e tenta até diminui-los. Faça o contrário, aceite que você é merecedor.

É importante estar apto para receber as pequenas coisas do dia a dia para que você também esteja preparado para acolher toda a prosperidade e sucesso que venha a chegar as suas mãos. Vamos rumo à sua melhor versão?

Aprenda a doar

Outro passo importante quando pensamos em prosperidade é que, além do ato de saber receber, estejamos também cientes da importância do ato de doar. A prática da doação é muito poderosa e gera muita energia positiva em troca. E não espere conseguir ficar rico para começar a doar. Que tal separar uma pequena parte do que chega até você e destiná-la a quem tem menos e precisa mais? Certamente ao fazer isso você valorizará mais o que tem e ampliará seu foco para conseguir ainda mais prosperidade.

Caso você esteja pensando que realmente ainda não tem condições financeiras para doar nenhuma quantia em dinheiro, algo muito válido é separar itens que não usa mais e estejam em bom estado para doação. Podem ser roupas, calçados, objetos.

Tire do armário tudo que não estiver sendo usado e puder ser aproveitado por outras pessoas. Você verá como esta prática também ajudará a aumentar a abundância e a prosperidade em sua vida.

Além disso, um ponto importante é que, além de doações em dinheiro ou doações de bens, você também pode doar outras coisas muito importantes e que têm valor imensurável. Que tal doar parte de seu tempo, seu carinho, sua gentileza, sua atenção?

Algumas dicas práticas sobre doar

Também separei algumas dicas relacionadas ao ato de doar. Que tal começar a inseri-las em sua rotina?

  1. Destine parte de seu tempo a outras pessoas: Podem ser amigos que não vê frequentemente, familiares, um trabalho voluntário, e etc. O tempo, como já disse lá atrás, é um dos bens mais preciosos, portanto, cuide bem dele e o valorize com pessoas e projetos que importam.
  2. Ensine: Se você tiver oportunidade de ensinar, faça isto. Cada vez que ajudamos o outro a ampliar seu conhecimento ou até a forma de ver as coisas, também estamos atuando em favor de nós mesmos.
  3. Faça favores sem esperar recebê-los em troca: Muitas vezes deixamos de ajudar porque achamos que não receberemos nada que valha a pena em troca. Mas aprenda a doar sua ajuda sem que ela precise ser paga de alguma forma. Certamente você estará movimentando a sua energia voltada à prosperidade.
  4. Elogie: Faça um elogio, diga uma palavra positiva a alguém, encoraje o outro. Quando você estimula alguém, indiretamente também estimula a si mesmo.

Pronto para inserir estas práticas iniciais de doar e receber em seu dia a dia? Certamente se você começar agora, em pouco tempo já estará ajudando a si mesmo e a todos ao seu redor a conquistarem pequenas e grandes vitórias em sua vida. Vamos rumo à sua melhor versão?

Forte abraço, André Novaes

Hey, dá uma olhada neste video:

Gostou deste texto? Tenho muito mais conteúdo para compartilhar com você e farei isso através de um webinar com um conteúdo especial no qual iremos conversar sobre o seu Plano de Vida e o seu planejamento financeiro pessoal em 2018, ano de eleições, incertezas, volatilidade… Mas também de ótimas oportunidades para você aprender a ter uma perspectiva renovada e transformadora para o seu dinheiro e VIDA.

Participe do webinar. Incrições aqui.
Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



21
jul

5 técnicas para acabar com a ansiedade e preocupações

Antes de conferir nossas técnicas para acabar com a ansiedade, é importante saber que ela, em si, não é negativa, pois funciona como um mecanismo de alerta que nos prepara...
Leia Mais
27
nov

A importância de saber doar e receber

Na Life Academy levamos muito a sério a importância de saber doar e receber. Costumamos dizer que dinheiro foi feito para ser gasto, não para ficar guardado debaixo do colchão. Isso...
Leia Mais
14
ago

Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática

A contemporaneidade é marcada por um excesso. A todo momento, você é incentivado a comprar produtos, nem sempre necessários, que lançam mão de falsas promessas do suprimento total de suas...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de Janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de Janeiro de 2018
Planejamento Financeiro Pessoal
Responsabilidade na vida faz bem para você
15 de Janeiro de 2018
Afinal, por que desenvolver a inteligência financeira?
8 de Janeiro de 2018
Principal meta dos brasileiros para 2018 é juntar dinheiro
3 de Janeiro de 2018
Pela sua melhor versão
1 de Janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!