Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Orçamento Familiar: 4 dicas para organizar sua vida financeira!

Tomar as melhores decisões financeiras é um passo importante para que você assuma o protagonismo de sua vida. Nesse sentido, o orçamento doméstico cumpre um significativo papel, já que se configura como a base de suas finanças.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de ajudá-lo a se organizar financeiramente melhor no dia a dia. Se você deseja obter informações relevantes sobre esse tema, continue a leitura deste texto!

Entenda a importância do orçamento familiar

Primeiramente, é válido pontuar que esse cálculo é um elemento central de seu planejamento financeiro pessoal e, por extensão, também familiar. Com ele, você pode descobrir os seguintes fatores:

  • como está gastando seu dinheiro;
  • quais custos são passíveis de corte ou redução;
  • quanto, de fato, você pode usar da sua renda para realizar planos de curto, médio e longo prazo, sem se comprometer com dívidas ou juros abusivos.

Ele ajuda a mensurar valores que, no cotidiano, acabam ficando escondidos em meio às obrigações e à correria. Conhecê-lo por inteiro é fundamental: seja para pensar na formação dos filhos, seja para fazer aquela viagem com a qual você sonha há tanto tempo.

Veja estas dicas para organizar seu orçamento familiar

1. Anote e organize todos os gastos

Por mais antiquado que possa parecer, as planilhas continuam sendo grandes companheiras nesse momento. Portanto, anote todos os seus gastos: da compra do mês ao passeio de final de semana com a família.

É claro que, hoje em dia, existem ferramentas de controle financeiro muito úteis. Use a tecnologia a seu favor e categorize suas despesas entre fixas e variáveis. Se possível, faça o mesmo com as receitas.

2. Corte gastos desnecessários

Faça a seguinte reflexão: você e sua família entendem bem o conceito de consumo consciente? Essa ideia parte do pressuposto de que não há uma real necessidade em comprar tudo aquilo que compramos.

Analise: é realmente necessário pagar tão caro por um plano de internet, TV e telefone? E o cartão de crédito? Vocês utilizam, de fato, esses recursos? Estenda esse mesmo pensamento sobre os mais diferentes gastos que vocês têm e corte tudo aquilo que for excessivo.

3. Pense no futuro

Depois de sanar os principais problemas de suas finanças, chegou a hora de pensar no futuro. Para isso, defina objetivos financeiros claros e realistas. Você quer pagar uma faculdade para a sua filha? Deseja sair do aluguel ou trocar de carro? O que vocês querem? Do que vocês precisam?

4. Poupe e invista

Com os próximos anos em mente, poupe e invista para conquistar suas metas. Você pode almejar a aposentadoria privada para ter uma vida mais tranquila ou investir em imóveis para viver de renda. É possível, ainda, fazer as duas coisas, desde que você tenha disciplina e deseje se tornar uma melhor versão de si mesmo.

Sendo assim, faça cursos, identifique seu perfil de investidor e tente entender mais sobre a poupança e os tipos de investimento disponíveis no mercado. Dessa forma, seu orçamento doméstico terá uma aplicação prática: dar melhores condições de vida para você e seus familiares.

Se você gostou deste texto, compartilhe-o em suas redes sociais. Aproveite e marque aqueles seus amigos mais sonhadores, que desejam ter grandes conquistas!

Hey, dá uma olhada neste video:

Gostou deste texto? Tenho muito mais conteúdo para compartilhar com você e farei isso através de um webinar com um conteúdo especial no qual iremos conversar sobre o seu Plano de Vida e o seu planejamento financeiro pessoal em 2018, ano de eleições, incertezas, volatilidade… Mas também de ótimas oportunidades para você aprender a ter uma perspectiva renovada e transformadora para o seu dinheiro e VIDA.

Participe do webinar. Incrições aqui.
Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



17
jul

Conheça 5 ferramentas de controle financeiro pessoal

Lidar com o dinheiro sempre foi uma das maiores dificuldades do ser humano. Algumas pessoas lidam bem com isso, outras se sentem perdidas e acabam transformando suas finanças em um...
Leia Mais
11
jun

Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas

Um plano financeiro não é de grande valia! Para ser mais claro ainda: um plano financeiro não serve para muita coisa não… a não ser para preencher folhas de papel...
Leia Mais
01
jan

Pela sua melhor versão

Primeiro dia de 2018, o ano de sua melhor versão: O que você quer para a sua vida? Quais são os os seus sonhos? E quais as metas que gostaria de...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

O seu projeto de vida em 2018 é muito maior do que as eleições
29 de agosto de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!