Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ROTINA: CONHEÇA TRÊS MÉTODOS MUITO EFICIENTES

Trabalhar, pagar contas, ter a casa arrumada, cuidar do filho, e, ainda assim, sair com os amigos parece até missão impossível para uma pessoa só. Quando nos vemos em uma agenda de “falta de tempo”, logo buscamos métodos de gestão do tempo. No entanto, isso não existe!

Não existe gestão do tempo. Existe apenas gestão pessoal!

E, neste contexto, há métodos de organização que permitem que você cumpra todas as suas obrigações diárias — sobrando até um espaço para seu descanso e lazer ao lado das pessoas amadas.

E acredite: o processo não é complicado. Alguns desses métodos, inclusive, demandam poucos minutos por dia para que sua rotina se mantenha ordenada. Conheça 3 deles logo abaixo!

1. Deixe a casa arrumada em 15 minutos diários com o método FlyLady

A premissa do método FlyLady é simples, atrativa e ajuda até mesmo quem convive com a bagunça gerada por crianças em casa. Afinal, quem não se sente motivado com a ideia de gastar apenas 15 minutos para que seu lar não se torne uma desordem generalizada?

Parar de adiar as partes simples da limpeza já é um grande passo, pois além de manter a casa sempre com aspecto arrumado, tal atitude também auxilia na organização de tempo.

Para isso, alguns passos são cruciais. Confira os principais pontos desse método e veja como você pode aplicá-lo em sua rotina.

Tenha uma rotina para o período da manhã e da noite

A organização pessoal exige rotina. Sabendo disso, o segredo para a eficiência do FlyLady está na manutenção de atividades diárias realizadas assim que você acorda e logo antes de dormir.

Não precisa ser uma grande rotina com diversas coisas para fazer, mas é preciso que você consiga cumprir o básico. Arrumar a cama pela manhã e escolher a roupa do dia seguinte antes de dormir são exemplos que ajudam na organização de tempo.

Mantenha a pia sempre limpa

Uma dica de ouro é lavar os pratos ao menos pela manhã e durante a noite. Caso alguém fique em casa durante o dia, limpar a pia após o almoço também é fundamental.

Dessa forma, você evita que os pratos sujos acumulem e torna a limpeza muito mais rápida. Não deixe para depois o que você pode fazer agora, já diria o ditado, e assim você verá quanto tempo a família pode economizar no dia a dia.

Determine partes da casa que deve limpar em 15 minutos

Pode não parecer, mas quando você está completamente empenhado na tarefa, 15 minutos rendem muita coisa! Nesse tempo, é possível organizar a sala de estar inteira, tirando todo o lixo e pó dos móveis e objetos.

Para garantir que você cumpra o combinado, coloque um timer (você pode usar o temporizador do seu smartphone, por exemplo) e mantenha o foco durante todo o período. É interessante notar como um tempo tão restrito pode ser altamente produtivo se você evitar quaisquer distrações.

Tenha um caderno para organizar a rotina

Um caderno pode ajudar a definir as tarefas que devem ser cumpridas diariamente. Reservando sempre 15 minutos de limpeza por dia, não se esqueça de colocar os espaços menos usados da casa em seu planejamento.

Em cada dia da semana, proponha-se arrumar alguma coisa por 15 minutos. Na segunda-feira, por exemplo, você pode recolher todo o lixo do home office e colocar os livros no lugar; já na terça, pode limpar o banheiro.

2. Organize seus compromissos com o GTD

Ter uma agenda não é a única coisa necessária para na hora de pensar na organização de tempo. Afinal, do que adianta tê-la se você não entende como priorizar seus compromissos, ou mesmo se não a usa com frequência?

Para quem quer ter dias mais produtivos, e também evitar aqueles episódios em que precisa cancelar uma reunião ou encontro por falta de tempo, o melhor é investir no método GTD.

O que é fácil, faça imediatamente

Você precisa imprimir um documento importante? Precisa confirmar ou recusar um convite? Essas são atividades que tomam poucos minutos de sua atenção, então trate de executá-las imediatamente ao invés de deixá-las para mais tarde.

A grande sacada do GTD (sigla para Getting Things Done, ou “fazendo as coisas”, em tradução livre) é o preceito de não adiar as tarefas mais simples. A ideia aqui é que você faça toda e qualquer tarefa que puder ser realizada em no máximo 2 minutos. Se a pendência exige tão pouco tempo para ser feita, para que adiá-la, afinal?

Passe para o papel tudo que é preciso fazer

As preocupações do dia a dia podem afogar muitos dos nossos compromissos, e também nossa memória. Para evitar que você esqueça do que precisa fazer, conquiste o hábito de anotar tudo num caderno.

Uma folha solta não serve, já que você poderá perdê-la. Um post-it? Talvez, se você colocá-lo num lugar visível. Porém, o ideal é que você separe um caderno apenas para a prática do GTD.

Olhe sua lista continuamente

Se você está buscando métodos para a organização de tempo, o caderno certamente será um grande aliado, mas não o único. Ele será nada mais do que uma agenda mal utilizada se você depender somente dele.

O método GTD nos ensina a separar as tarefas por prioridades. Ou seja: ao anotá-las, coloque também o quão urgente é cada pendência e quando você deverá concluir os itens anotados.

Para manter o controle, olhe a lista ao menos todo início e fim de dia para evitar que você se esqueça de suas obrigações.

3. Pare de perder tempo arrumando a bagunça da casa com o método KonMari

Perder tempo é o luxo de poucos. A japonesa Marie Kondo sabe disso e por isso criou um método eficiente para mudar de vida e se livrar da bagunça em casa de uma vez por todas.

Quem preza pela organização do tempo sabe que otimizar atividades rotineiras, como a faxina, é uma maneira de conseguir mais tempo para si e para a família. Encontrar um ritmo para manter as coisas arrumadas, como mostrado no método FlyLady, não é a única maneira de conquistar isso.

Eliminar completamente a bagunça ao invés de apenas escondê-la, como muitos fazem, é o modo de tornar a faxina um processo muito mais limpo e rápido.

Jogue fora tudo que não é necessário

Todos nós guardamos bagunça em casa, ainda que ela pareça arrumada; alguns, de fato, mais do que outros. A verdade é que ninguém resiste a guardar álbuns de infância, roupas de bebê do filho ou mesmo pacotes de presentes de anos anteriores.

Em casos assim, não hesite. De acordo com Marie Kondo, o certo é que você doe ou jogue fora tudo aquilo que você não usa ou que não tem um valor verdadeiramente sentimental para você.

Manter tudo em caixas organizadoras só te fará acumular mais e mais coisas até que não exista mais espaço em casa — isso sem contar que há ainda mais papéis e objetos realmente úteis que precisam ser estocados, tornando o processo inteiro inviável.

Faça a limpeza da casa usando categorias

É muito possível aliar os métodos KonMari e FlyLady, procurando, principalmente, otimizar a organização de tempo. Nesse sentido, você pode deixar de limpar a casa por cômodos e passar a fazer a limpeza pensando em categorias.

Dessa forma, você pode aliar as metas de limpeza de 15 minutos às categorias propostas por Marie Kondo. Ao invés de arrumar toda a cozinha num dia, por exemplo, você pode pensar em arrumar apenas os armários.

Em outro dia, você pode limpar o chão tanto da cozinha quanto da sala e dos quartos. As roupas formam outra categoria possível, além dos livros e demais itens presentes nas estantes da sala.

Está pronto para aplicar a organização pessoal em sua vida e vivê-la com muito mais intensidade? Se você reconhece a importância de ter tempo para tudo que é importante, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

Leave a Reply

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Prezado RH, palestras e workshops de educação financeira não funcionam.
6 de agosto de 2019
2019 e além
6 erros para evitar com o seu dinheiro em 2019
31 de dezembro de 2018
Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
O seu projeto de vida em 2018 é muito maior do que as eleições
29 de agosto de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/voce20/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/voce20/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4757