Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

O planejamento financeiro pode ser considerado um dos principais requisitos para quem deseja ter uma vida financeira sadia, proporcionando mais segurança e conforto, extraindo de si a sua melhor versão.

Aquele que falha em planejar está simplesmente planejando em falhar. No entanto, para que esse processo seja executado com a real efetividade e intencionalidade, é necessário aprender a estabelecer uma rotina que proporcione esse nível de controle.

O nosso objetivo com este artigo é apresentar 7 dicas para que você estabeleça uma rotina de organização eficiente com o objetivo de alcançar um planejamento financeiro eficaz e que gere resultados positivos. Confira!

Crie um controle de recebimentos e pagamentos

Você jamais conseguirá medir algo que não pode controlar. Sendo assim, o primeiro hábito que você deve adquirir para realizar um planejamento financeiro eficaz é controlar ou registrar as receitas e despesas auferidas em determinado período.

Para isso, é possível utilizar planilhas eletrônicas ou softwares específicos que realizam esse tipo de atividade. Algumas pessoas anotam os ganhos ou gastos ocorridos no dia a dia em bloquinhos de papel e, ao final do dia, alimentam sua planilha ou sistema de controle.

O importante é que você gerencie esses valores no exato momento em que eles são ganhos ou gastos. Dessa forma, é possível mensurar especificamente quanto você recebe e a forma como consome o seu dinheiro.

Utilize o cartão de crédito de forma planejada

Por planejada, refiro a utilização consciente e racional do cartão de crédito. É um auto-engano atribuir ao cartão o motivo de seu insucesso financeiro. Trata-se apenas de um meio de pagamento que, quando bem utilizado, pode servir para diversos benefícios em seu planejamento, como o acúmulo de milhas e simplificação do fluxo de caixa.

Mas existem elementos à oibservar: o cartão de crédito costuma proporcionar uma falsa sensação de poder de compra que costuma arruinar a saúde financeira de uma pessoa. Portanto, é fundamental ter em mente que ele poderá ser uma excelente ferramenta de consumo, desde que seja utilizado de forma consciente e responsável.

Evite despesas desnecessárias

Aproveitando o gancho do item anterior, evite ao máximo as despesas que são consideradas desnecessárias, principalmente aquelas que são fixas e mensais. Não estamos afirmando que você não poderá ter gastos que contribuam com o lazer e o conforto próprio ou familiar, no entanto, é importante verificar se existem despesas que poderiam ser suprimidas ou reduzidas.

Isso é muito importante nesse primeiro momento. Após a determinação das rotinas de controle e o estabelecimento de um planejamento financeiro, você poderá definir determinados percentuais em seus ganhos mensais para serem destinados a algum tipo de despesa que proporcione certo conforto para você e sua família.

Defina metas financeiras

Traçar metas financeiras é outro ponto importante para alcançar um excelente planejamento tributário que visa a extrair a sua melhor versão. Sendo assim, você deve identificar determinadas questões que devem ser desenvolvidas até uma data específica.

Por exemplo, você pode definir uma meta para juntar recursos suficientes para dar entrada em um imóvel até determinada data, por exemplo: R$ 50.000,00 em até 36 meses. Portanto, para a definição e a realização de metas financeiras, é essencial que você aprenda a poupar dinheiro.

Não há como alcançar determinados objetivos sem uma consciência de poupador. Você precisa desenvolver essa característica e criar o hábito de reservar um percentual de tudo o que você ganha com o objetivo de realizar investimentos.

Crie reservas para emergências

Criar o hábito de poupar dinheiro, além de proporcionar a conquista de metas financeiras preestabelecidas, também servirá como base para a constituição de uma reserva de dinheiro para ser utilizado em emergências.

Infelizmente, não há como prever quando vamos precisar de determinado serviço médico, de manutenção no veículo, de gastos com formação profissional e outras questões que podem surgir de surpresa na vida das pessoas.

Sendo assim, quando você administra uma reserva para suprir tais necessidades urgentes, também protege o seu patrimônio, bem como os valores que reservou para finalidades específicas. As pessoas que não pensam nesse detalhe podem prejudicar severamente o seu planejamento financeiro, caso algum fato imprevisto venha a acontecer.

A antiga afirmação: “o seguro morreu de velhice”, apesar de ser uma frase clichê, nunca perderá o seu sentido quando o assunto for a criação de reservas financeiras. Aquele que pretende viver com intencionalidade e extrair de si a sua melhor versão, deve sempre manter valores reservados para os mais diversos fins — planejados ou não.

Aprenda a investir

Outra característica fundamental para aquele que deseja criar um planejamento financeiro eficiente é o aprendizado sobre investimentos. Conhecer os ativos, suas rentabilidades, prazos, riscos e demais regras pode fazer com que uma pessoa multiplique o seu dinheiro com o passar dos anos.

A poupança não é mais uma forma de investimento atrativa. Existem outras aplicações que são tão seguras quanto ela e que podem gerar ganhos financeiros consideravelmente maiores. Basta que você busque conhecer esses ativos e estudar todas as possibilidades que eles proporcionam.

Invista em aprendizado financeiro

Apesar de algumas pessoas passarem uma imagem de que nasceram com grandes habilidades financeiras, é um erro achar que essa é uma característica inerente, que nasce junto com o indivíduo. Todo esse conhecimento pode ser aprendido e desenvolvido por qualquer pessoa.

Por mais que, atualmente, você se considere incapaz de criar rotinas que proporcionem um bom controle sobre suas finanças, saiba de uma coisa: é possível desenvolver todas as habilidades que mencionamos neste artigo e transformar-se em um verdadeiro financista, consequentemente, gozando de todos os benefícios que essas características podem proporcionar.

A pessoa que sabe gerenciar suas finanças tem uma vida mais tranquila, segura, estável e pode proporcionar mais qualidade de vida para si e para sua família. Quando você estabelece rotinas de organização e executa um planejamento financeiro eficaz, é possível dedicar mais tempo e dinheiro para serem investidos em lazer, cultura, esportes e outras atividades que também são essenciais a todo ser humano.

No entanto, antes de gozar desses benefícios, é fundamental desenvolver cada um dos pontos que foram mencionados neste artigo. Após a fixação desses critérios, você poderá obter todos os benefícios que o controle financeiro pode proporcionar a um indivíduo.

Gostou deste artigo sobre as 7 dicas para criar rotinas de organizações para realizar um planejamento financeiro? Gostaria de receber mais conteúdos valiosos como este? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma de nossas postagens.

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



29
nov

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE REAGIR POSITIVAMENTE ÀS MUDANÇAS DA VIDA

Não é novidade para ninguém que o Brasil vive um período de mudanças. O momento político-econômico alterou a realidade de vida para muitas pessoas, afetando muitos planos, além da condição financeira e...
Leia Mais
19
dez

OS 6 PRINCIPAIS ERROS FINANCEIROS QUE RICOS NÃO COMETEM

Você já parou para pensar o que faz dos ricos, ricos? Como é o dia-a-dia deles? São pessoas extravagantes, super dinâmicas e com uma capacidade de ganhar dinheiro inigualável? Claro...
Leia Mais
Juntar dinheiro: como ter perseverança e alcançar objetivos?
23
jun

Juntar dinheiro: como ter perseverança e alcançar objetivos?

Você escuta o tempo todo que deve ter uma reserva financeira e formar seu patrimônio. Afinal, quem não deseja ter solidez e paz no futuro? Também é bem provável que...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Como ter um ótimo diálogo financeiro dentro de casa
11 de dezembro de 2017
Como ter uma alimentação saudável e barata
4 de dezembro de 2017
Orçamento Familiar: 4 dicas para organizar sua vida financeira!
30 de novembro de 2017
A importância de saber doar e receber
27 de novembro de 2017
Afinal, o que é resiliência financeira?
17 de novembro de 2017
Perfil de investidor: aprenda como identificar o seu contexto
6 de novembro de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!