Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Quando pensamos em 2018 e trazemos à mente os desafios que vamos enfrentar, alguns sentimentos brotam espontaneamente dentro de nós. Angústia, ansiedade, medo, desesperança e incerteza, para citar apenas alguns. E não se trata apenas do panorama nacional, com as eleições batendo à porta, mas também com os acontecimentos ao redor do mundo.

Tudo isso nos afeta de modo significativo, impactando o seu plano de vida em 2018 e além.

Neste contexto: é possível mesmo acreditar que o nosso projeto de vida em 2018-2019 (e além) independa de toda essa carga desafiadora que se desenha pela frente?

O papel de 2018 em seu Plano de Vida

Aqui na LIFE acreditamos que sim.

Acreditamos que, com planejamento e foco, é possível conquistar a sua melhor versão mesmo em um cenário desanimador.

Veja, não queremos que você se iluda e pense que é possível se desligar do que acontece a sua volta e sair incólume das reviravoltas político-financeiras que possam surgir. No entanto, planejando a sua vida (antes) e planejando o seu dinheiro (depois), é possível enfrentar o desconhecido, ainda mais se você tiver um pensamento renovado.

Vamos entrar nesse renovado modelo mental? Veja o que temos para te mostrar.

De antes até aqui.

Vamos começar relembrando alguns acontecimentos recentes do cenário brasileiro e mundial. Nestes últimos 30 anos, desde que a Constituição Federal vigente foi promulgada, passamos por tantos altos e baixos que fica difícil acreditar que sobrevivemos.

Será que sobrevivemos?

Veja bem, estamos falando do primeiro impeachment de um presidente na história do país (Collor, 1992). Amargamos o confisco da poupança de toda a população (16/Março/1990), levando os cidadãos a uma situação de desespero geral. Nesse mesmo período, lançamos uma nova moeda (Plano Real em 1994), que se mostrou forte diante do cenário internacional, tendo, inclusive, paridade com o dólar.

Elegemos um presidente vindo das camadas mais populares da população (Lula em 27/Outubro/2002) e um período de otimismo se instalou no início do novo milênio. Passamos quase como uma “marolinha” pela pior crise econômica que os americanos tiveram desde a quebra da bolsa em 1929 (crise de 2008). E nos demos conta de que a administração do país não estava indo de vento em popa como se acreditava.  E veio o segundo impeachment presidencial há dois anos (Dilma, 2016).

Sobrevivemos?

A resposta é: Sim, sobrevivemos.

Sobrevivemos a tudo isso e talvez seja até possível afirmar que você está melhor hoje do que estava há 30 anos. Caso seja mais jovem, é possível arriscar-se e dizer que está melhor que os seus pais estavam há 30 anos.

E como tudo isso é possível?

É preciso lembrar que vivemos mirando no futuro, mas usamos o passado para, dele, tirar algumas lições. O mercado costuma trabalhar com imediatismo, muitas vezes disseminando o medo. “Invista nisso”, “compre aquilo”, sem levar em consideração o contexto, o seu contexto.

É preciso lembrar que texto fora de contexto só serve de pretexto, ou seja, é preciso ter controle pessoal da sua vida financeira, saber exatamente qual é o seu projeto de vida e planejá-lo, independente do que o mercado dita.

Ok, mas como?

Como se planejar financeiramente para 2018

As eleições de 2018 se apresentam como a mais polarizada da história. As especulações de especialistas apontam para uma série de eventos financeiros que podem ocorrer ao longo do ano. Alta e queda do dólar, incrível volatilidade na bolsa, flutuações de preço em todo o mercado.

No entanto, é importante analisar o seu contexto particular, antes de se deixar levar por todo esse “texto” midiático.

A dica é olhar para frente com um novo paradigma porque as coisas vão mudar.

Quer um exemplo: Alguns especialistas afirmam que o próprio smartphone vai desaparecer, assim como a internet e o dinheiro, como nós o conhecemos. O blockchain será maior que tudo isso. Talvez você ainda nem esteja familiarizado com o “blockchain”, mas muitos garantem que será o futuro.

As relações de trabalho em vinte anos sequer foram criadas ainda.

E como fica a sua vida nesse contexto?

Você estará imune a todo esse buzz se tiver uma visão longa das coisas.

O mercado é um texto fora de contexto. Aqui na LIFE, o contexto prevalece. Acreditamos que o foco deve ser em você. Trata-se de tornar-se a sua melhor versão. E isso inclui as relações com as pessoas que você ama, tendo o dinheiro a serviço desse propósito, em 2018, 2019 e além, muito além. Lembre-se: visão longa!

Desenvolvendo a sua “arquitetura financeira”, você começa a enxergar a melhor forma de sair do ponto em que está, o ponto-A, e chegar onde você quer, o ponto-B. Este ponto-B pode ser a carreira de seus sonhos, o escritório que deseja montar, a educação ideal para os filhos, a aposentadoria de que planeja usufruir.

Você precisa estudar o seu contexto e perceber que ele é diferente de todas as tendências financeiras do mercado.

Seis elementos importantes da sua vida financeira

Para lhe ajudar a estruturar um pouco essa questão, compartilho seis pontos que você precisa conhecer a fundo. Aqui estão:

1. Conhecer o seu fluxo de caixa:

Quanto você ganha e quanto você gasta todos os meses?

É preciso ter um controle preciso de todas as suas entradas e saídas. Fazer uma planilha, anotar tudo. Só assim você conseguirá criar uma estratégia de perpetuidade das suas finanças.

2. Montar a sua PBL (Base de Plena lLiquidez):

Uma BPL (Base de Plena Liquidez) é uma quantia de dinheiro em ativos líquidos (investimentos que sempre terão um valor crescente, dia após dia) que lhe permite passar por imprevistos financeiros sem precisar se desesperar. Trata-se de um colchão financeiro que lhe protege de tempos de incertezas como o que estamos vivendo.

A partir do momento que a sua BPL estiver formada, você poderá “alongar a sua visão” (e também os seus investimentos) para além de um período eleitoral e volátil como o que estamos passando. Lembre-se: visão longa!

3. Viver as 5 principais decisões da sua vida:

Carreira, casamento, casa própria, filhos, aposentadoria. A ideia é não permitir que 2018 influencie essas decisões. Olhe para frente com clareza, no contexto da melhor versão que você busca para a sua vida e para as pessoas que te cercam.

4. Gestão da volatilidade:

É aprender a balancear os acontecimentos que mudam o panorama financeiro, eventuais altas e quedas do dólar, da bolsa, do Tesouro Direto, etc.

Até onde isso pode influenciar o seu contexto como um todo? Ter um planejamento ajuda você a se equilibrar em cenários inusitados.

5. Aposentadoria:

Temos um novo conceito aqui na LIFE Foi batizado de “from retire to refire” (do inglês: da aposentadoria a uma reignição, no caso, das suas atividades).

Tem a ver com se reinventar quando a aposentadoria chegar. O que você vai fazer? Parar de trabalhar ou desenvolver uma nova atividade profissional? É uma ideia para você pensar.

6. Legado

Na LIFE, acreditamos que o seu “life planning” tem a ver também com dar de volta, exercer a generosidade a partir da confecção de um status livre que te permita isso. Contribuir com o mundo no qual estar inserido. Deixar um legado positivo que inspire quem vier depois de você.

O seu projeto de vida em 2018

Acabamos de te apresentar algumas ideias e conceitos para você “sobreviver” às piores projeções de 2018 de modo que não lhe desvie do seu projeto de vida. Talvez seja muita informação, principalmente se você estiver chegando aqui pela primeira vez. 

E é exatamente isso o que esperamos. 🙂

Dar uma sacudida em um modo de pensar tradicional e lhe mostrar outras formas de chegar a sua melhor versão. Se você continuar absorvendo o nosso conteúdo, estudando o que propomos ou até mesmo decidir por juntar-se a Família LIFE, permitindo que a gente te guie por esse processo, logo estará acostumado com este novo pensamento.

Gostaria de lhe deixar uma última provocação, algo para lhe sacudir ainda mais. Tem a ver, obviamente, com a forma como você conduz as suas finanças.

Está pronto?

Quero que você pare e reflita alguns instantes sobre estas questões:

1) Você poupa o suficiente?

2) Além de poupar/investir, você tem usado o seu dinheiro como instrumento para a sua melhor versão?

3) Quem tem lhe feito pensar de forma diferente e positiva acerca do futuro?

Lembre-se de que estamos interessados no seu planejamento de vida, antes mesmo do financeiro, mas queremos que comece a analisar as sua relação com o dinheiro.

O objetivo é pormenorizar os seus recursos e começar a conhecer o seu contexto.

John Lennon, anos atrás, nos lembrou a todos que a vida é o que acontece conosco enquanto estamos ocupados fazendo outros planos.

Ocupe-se mais de você e daqueles que ama, e conte com a LIFE para lhe ajudar a traçar o planejamento da sua vida.

Forte abraço,

André Novaes, CFP®

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



26
dez

Equilíbrio é o segredo de tudo

Manter as contas em ordem, formar um patrimônio e ter uma reserva financeira para emergências. O tempo todo escutamos que é preciso conquistar estas coisas para obter sucesso no que...
Leia Mais
31
maio

Entenda a relação entre autoestima e dinheiro

Chega um determinado momento da vida em que se coloca em pauta as conquistas e se pergunta qual o futuro que se quer para a família. Essas indagações sobre o...
Leia Mais
22
jan

Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro

Quem decide concorrer a um cargo no serviço público tem os mais variados motivos para fazê-lo. Mas não há como negar que a estabilidade e a segurança, tão propagadas no...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!