Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Não é novidade para ninguém que o Brasil vive um período de mudanças. O momento político-econômico alterou a realidade de vida para muitas pessoas, afetando muitos planos, além da condição financeira e o jeito de viver. Uma coisa é fato: esse cenário é concreto e já afeta grande parte da população.

Entretanto, isso não significa que você deva ficar cabisbaixo! Aprender a reagir positivamente às mudanças da vida pode ser um ótimo legado desse tipo de situação. Se você quer aprender como fazer isso, não deixe de ler o nosso post de hoje!

Tenha uma postura de protagonista frente as mudanças da vida

Se posicionar na vida de maneira intencional e ter um comportamento de protagonista, podem transformar os períodos de mudança em grandes oportunidades. Até mesmo, porque eles sempre existiram e não são uma opção.

O quadro político e econômico do Brasil, por exemplo, pode não ser dos melhores. Se você for parar para pensar, pode entender que ele não é uma opção, mas uma realidade que chegou e atingiu muitas pessoas, não é mesmo? Entretanto, o que você não deve fazer é aceitar essa situação.

A verdade é justamente inversa: você é o verdadeiro responsável pela situação que te atinge. Por mais que ela não seja favorável, você pode aprender a lidar e ter muitos ganhos nesse período.

Pare de reclamar

Reclamar pode ser bom em algumas situações, pois traz leveza e descarrega um pouco da raiva. Ainda assim, é bom ter equilíbrio, pois o excesso pode fazer com que a murmuração tome conta da sua vida.

Elas acabam sendo incorporadas ao seu estilo de vida, fazendo com que você atraia muita negatividade. Você acaba perdendo a noção das horas que está reclamando, chamando muita atenção para esse tipo de atitude (que não é nada bem-visto).

Afinal de contas, as pessoas reclamonas são consideradas chatas e profundamente desagradáveis, perdendo grandes oportunidades. Ficar reclamando sem parar passa mais uma impressão de que você está em uma zona de conforto, enquanto deveria lidar e vencer o que te chateia.

Fique livre da vitimização

Nem sempre é fácil lidar com as mudanças em um primeiro momento. Ainda assim, você precisa se despir do papel de vítima e entender que é o grande personagem da sua história. Isso pode parecer clichê, mas é bom que você entenda que quem fica reclamando não chama a responsabilidade para si.

O indivíduo que faz isso se coloca em uma posição em que a responsabilidade está nos outros. Essa posição não traz realização, muito pelo contrário, pode ser bem frustrante e só traz insatisfação.

Livre-se das desculpas

Bem, se você não sabe se está aproveitando o período de mudanças que vivemos nos dias de hoje, que tal conhecer as desculpas mais comuns? Assim, fica mais fácil entender se você está reagindo positiva ou negativamente às mudanças da vida.

“Vejo todo mundo se dando bem, menos eu”

Essa reclamação é cada vez mais comum e vale para as diversas esferas da sua vida: pessoal, profissional, financeira, etc. Para não cair nessa cilada, comece tirando da sua cabeça que você será feliz em todos os momentos da sua existência. Essa é uma ilusão que traz muito peso para as pessoas.

Em seguida, pense que as coisas dificilmente baterão na sua porta pedindo uma oportunidade: seja o amor da sua vida ou o trabalho dos sonhos. Você deve procurar por elas e isso envolve sair dessa vida cheia de reclamações.

“É culpa da crise”

Essa talvez possa ser a desculpa número um dos dias atuais. As pessoas perdem o emprego por causa da crise, lidam com situações difíceis devido a crise e deixam de conquistar ou investir em um novo negócio.

É claro que ela pode sim interferir, mas é bom que você entenda que é possível progredir mesmo em cenários atípicos. Grandes empresas foram construídas nesses momentos e profissionais excepcionais aproveitaram a oportunidade para desenvolverem certas habilidades.

“Detesto o meu emprego”

A insatisfação com o emprego é uma realidade praticamente geral, mas como o país está em uma crise econômica, muitas pessoas não conseguem encontrar uma nova oportunidade. Ainda assim, estar insatisfeito por um momento não te dá o direito de ficar assim para sempre, concorda?

Veja o que provoca sua reclamação e o que pode fazer para mudar essa realidade. As ações podem ser diferentes para atribuições, salário, liderança ou outros pontos que podem estar te incomodando. O importante é estar aberto para novas oportunidades e se preparar para o mercado.

“Perdi por causa de…”

A perda nesse caso pode ser “culpa” da concorrência, da falta de sorte, do trânsito ou de diversos outros fatores. O que poucos consideram é que faltou preparo pessoal e que o erro está muito mais relacionado a você que aos outros fatores externos. Pode ser duro entender isso, mas é uma maneira interessante de correr atrás do que se quer e assumir o protagonismo da sua vida.

“Estou desanimado para minhas atividades”

Acredite: se afastar das pessoas que reclamam constantemente pode ser uma maneira inteligente de preservar a sua energia. Você acaba saindo de uma zona onde tudo fica mais difícil e consegue ter mais força para vencer e mudar a realidade. É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas você vai progredindo.

Para melhorar ainda mais, faça uma lista com o que te traz muito estresse, tente reconhecer e anular esse tipo de pensamento. Essa é uma maneira de se sentir estimulado a superar os desafios e o desânimo.

Como pôde perceber, você é o grande responsável pela sua atual situação e o grande protagonista de sua situação futura. Pare de justificar as coisas que acontecem ou não culpando sempre os outros. Assim, você nunca entenderá como as mudanças da vida podem ser muito positivas. Não tente encontrar um culpado, mas entenda que o seu papel é mais determinante que todos os outros pontos.

Para que esse conteúdo ajude outras pessoas e elas saibam como reagir positivamente às mudanças da vida, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Assim, ele viraliza com mais facilidade e outras pessoas são ajudadas!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



06
out

Planejamento financeiro pessoal: como se preparar e conseguir realizar sonhos?

Conseguir um futuro tranquilo, com estabilidade financeira, é o sonho de grande parte das famílias brasileiras. Entretanto, essa não é a realidade da maioria. Uma recente pesquisa divulgou que 57,9% das famílias brasileiras...
Leia Mais
23
jan

COMO PROSPERAR FINANCEIRAMENTE

Eu curto muito ir a um café. Gosto do ambiente, do aroma, da decoração e da característica caseira e intimista de muitos destes lugares. Quando estou em uma cidade diferente,...
Leia Mais
04
dez

Como ter uma alimentação saudável e barata

“Eu não faço dieta porque legumes, verduras e frutas são muito caras!”. Quem nunca disse ou ouviu isso de alguém mais chegado quando o assunto é começar a famosa dieta?...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Como ter um ótimo diálogo financeiro dentro de casa
11 de dezembro de 2017
Como ter uma alimentação saudável e barata
4 de dezembro de 2017
Orçamento Familiar: 4 dicas para organizar sua vida financeira!
30 de novembro de 2017
A importância de saber doar e receber
27 de novembro de 2017
Afinal, o que é resiliência financeira?
17 de novembro de 2017
Planejamento financeiro: saiba como criar uma rotina de organização
13 de novembro de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!