Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Saiba como as decisões financeiras impactam na formação dos filhos

A formação dos filhos é uma das grandes preocupações dos pais. A educação tem seu papel no desenvolvimento de um cidadão, e isso passa também por questões financeiras. Proporcionar oportunidades aos filhos é possível se houver disciplina com o dinheiro.

O planejamento financeiro é imprescindível para que os pais consigam oferecer um ensino de qualidade não só na escola, mas também na universidade e em cursos. Para conseguir esses objetivos é necessário tomar as decisões corretas, além de educar a família acerca do controle financeiro.

O post a seguir apresentará como conseguir ter uma relação melhor com as finanças a curto e longo prazo, a fim de proporcionar uma boa formação para os filhos e ainda fazendo com que eles entendam o valor do dinheiro. Confira!

A escolha da escola deve ser feita com cuidado

Para quem tem filhos, desde cedo existe a preocupação por proporcionar uma formação de qualidade. Quando se pensa nisso, talvez a primeira coisa que venha à cabeça são as instituições de ensino privadas, pois entende-se que elas oferecem mais qualidade.

O pensamento é correto, mas é preciso avaliar essa questão mais a fundo. Nem sempre os valores estão dentro da realidade da família, e pode ser que o orçamento fique muito apertado com as mensalidades da escola.

Pondere sobre particular ou federal

É necessário ponderar se é viável, a longo prazo, manter estudos em escolas particulares. Vale a pena consultar a disponibilidade para colégios federais. O ensino nessas instituições é de alto nível e não há custos de mensalidade.

O dinheiro que seria investido na escola pode ser direcionado para outras questões familiares, para cursos de idiomas ou até mesmo para os estudos superiores. Por isso, é interessante sempre estudar essa possibilidade.

O investimento para universidade deve ser planejado

Se os estudos primários e de ensino médio podem custar caro, imagine a universidade? Pelo menos em um primeiro momento, até o filho entrar no mercado de trabalho, os pais costumam investir nos estudos superiores.

É realmente um custo alto, que pode durar de 2 a 5 anos, então é importante que haja um planejamento para que esse momento seja mais tranquilo financeiramente.

Para quem tem filhos em escolas federais, ótimo! Já fica mais fácil guardar dinheiro por alguns anos até ele concluir o ensino médio.

Universidades federais são ótimas opções

Há também a possibilidade das instituições públicas de ensino superior, que são ótimas oportunidades, tanto financeiramente, quanto na questão de ensino, já que essas universidades têm ótima avaliação. Mas é importante não contar com isso, já que é necessário passar pelos vestibulares.

Na hora de poupar esse dinheiro ao longo dos anos é importante também buscar outras formas de investimento. A poupança rende muito pouco, então, como o planejamento é a longo prazo, vale a pena investir no Tesouro Direto, com maiores lucros.

O controle de gastos deve ser feito sempre

Planejar é importante, mas controlar também é muito necessário, especialmente quando há dívidas, financiamentos e qualquer outro tipo de despesa mensal que consuma uma fatia considerável dos vencimentos.

O controle é fundamental para a saúde financeira, seja para atingir metas a longo prazo ou mesmo para conseguir cumprir com as obrigações comuns, como os estudos dos filhos e outros tipos de gastos familiares.

Disciplina ajuda a conter despesas

É muito comum gastar aquele dinheiro que sobra no fim do mês ou começar a adquirir bens quando se consegue uma melhora de vida, especialmente em âmbito profissional.

Entretanto, esses gastos geram um hábito que pode ocasionar em uma educação financeira ruim, algo que pode se tornar um problema crônico.

É importante sempre respeitar o orçamento mensal e todas as obrigações já feitas, até porque só se assume os riscos que estão dentro das possibilidades. Portanto, é fundamental se manter dentro dos limites e, sempre que puder, poupar e economizar.

Os filhos devem saber o valor da disciplina financeira

A saúde financeira da família é de total responsabilidade dos pais. São eles que trabalham e podem dar a condição para que os filhos estudem nos melhores colégios, façam bons cursos e consigam ingressar em uma universidade.

Não tem como dividir as responsabilidades, mas é importante que os filhos saibam o tamanho desse compromisso e valorizem o planejamento e o controle financeiro. Desde cedo eles precisam estar conscientes de que só é possível prosperar com a saúde financeira em dia.

Pais devem desestimular consumismo

Os pais devem mostrar o valor do trabalho e do respeito de orçamentos, dívidas e compromissos financeiros, a fim de que eles sempre tenham o melhor, seja em suas formações ou em outras questões.

Busque sempre desestimular o consumo excessivo de bens materiais, pois eles ainda dependem dos pais, então quanto mais estiverem livres disso, menor serão as despesas com essas coisas. Sendo assim, maior poderá ser o investimento em suas formações e outros pontos importantes.

O planejamento deve nortear cada passo em favor da formação dos filhos

A maneira como o futuro é pensado pelos pais tem grande influência na formação dos filhos. Isso porque cada passo, no que se relaciona a investimento, terá uma consequência.

Quando esse movimento não é feito de forma consciente, o resultado pode ser muito ruim financeiramente e a formação dos filhos pode ser prejudicada a curto ou longo prazo.

Cuidado com saltos maiores

Novos investimentos são comuns: viagens, carros, casas e uma série de outros bens que são importantes para as pessoas, especialmente quando elas sentem que precisam e merecem aquilo. Entretanto, a família não pode ser prejudicada por decisões impensadas ou mal panejadas.

É necessário estudar todos os riscos, como os gastos e investimentos vão impactar nas finanças da família e, principalmente, se aquilo pode acabar prejudicando as despesas com a educação dos filhos. Planejar cada passo é fundamental para manter tudo sob controle.

Decisões são sempre acompanhadas de consequências, então, estar ciente disso é fundamental para uma família. Nem todos têm essa facilidade com finanças e, nesses casos, a ajuda profissional não deve ser dispensada.

Empresas ajudam com planejamento familiar

Hoje, no mercado, há empresas focadas em planejamento financeiro familiar. Elas ajudam muito para o cumprimento de objetivos com segurança e disciplina.

A LifeFP é uma das principais do segmento e traz o Você 2.0, um programa voltado para a administração das finanças familiares, sendo importante para a formação dos filhos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



06
fev

ENTENDA O QUE FAZER PARA GARANTIR O EMPODERAMENTO FINANCEIRO

O conceito de empoderamento financeiro envolve temas sobre dinheiro que potencializam a consciência sobre a sua vida financeira. Uma pesquisa do SPC e Câmara Nacional de Dirigentes Losgitas indicou que 39%...
Leia Mais
18
abr

Entenda já o que é um investimento com renda fixa

Caderneta de poupança, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliários (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Recibos de Depósitos Bancários (RDBs), Debêntures, Fundos de Investimentos — está...
Leia Mais
15
out

A INDEPENDÊNCIA, A MATURIDADE, A LIBERDADE E O PROPÓSITO FINANCEIRO

O meu sonho é conquistar a minha independência financeira!” “Uau, eu vislumbro o dia de minha liberdade financeira!” Estes são desejos legítimos e presentes na agenda financeira da maioria das...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018
Ansiedades que um Planejador Financeiro ajuda a resolver
25 de janeiro de 2018
Estabilidade e Segurança é com o Planejador Financeiro
22 de janeiro de 2018
planejamento financeiro pessoal
Cuidado para o seu investimento não perder a graça
18 de janeiro de 2018
Planejamento Financeiro Pessoal
Responsabilidade na vida faz bem para você
15 de janeiro de 2018
Afinal, por que desenvolver a inteligência financeira?
8 de janeiro de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!