Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Quando conheci Pedro e Rute eles estavam buscando por planejamento financeiro. Terminaram com muito mais do que isso.

Foi Pedro quem me ligou, se apresentando como conhecido de um cliente e dizendo que eu fora muito bem recomendado pelo casal amigo. Logo marcamos uma primeira conversa em meu escritório e eu disse a Pedro para vir com a sua esposa. No dia marcado, lá estavam Pedro e Rute.

Logo no começo de nossa reunião disparei uma sincera e simples pergunta ao casal: Por que vocês estão aqui?

(continue lendo. Você entenderá o que a foto com os cavalos está fazendo aqui)

Quero saber mais sobre investimentos

Pedro tomou a dianteira e disse que tinha alguns investimentos que ele desejava conhecer melhor. Compartilhou que estava começando a operar no mercado de ações, mas que também tinha alguns anos pela frente para terminar de pagar a casa. Comentou que ficaram uns 12 anos pagando a parcela da casa apenas quando dava pois criaram 3 filhos, agora recém formados e que os gastos com a educação dos filhos complicaram as finanças do casal. Durante estes anos, tanto ele quanto Rute, seguiram com suas carreiras, cada um buscando se desenvolver em seu campo de atuação, algo que contribuiu para um hiato de afeto entre o casal.

Terminou compartilhando comigo que estão em um momento de vida no qual os filhos formados não mais residem em casa, mas de vez em quando ainda precisam de ajuda financeira. Devido a esta alteração no quadro familiar, a casa, ainda não paga, esta grande demais para o casal.

Em resumo: gostariam de alguma orientação para esta nova fase e uma análise financeira para saberem o que deveriam priorizar: se a quitação da casa ou a busca por maior rentabilidade na carteira de investimentos.

Eu escutei a resposta de Pedro com genuína atenção e então foquei meu olhar em Rute. Gentilmente ela atendeu ao meu pedido e começou a dizer que ela gostaria de uma análise da situação do casal. Agora ela se sentia ao mesmo tempo triste, por não ter mais a constante presença dos 3 filhos e feliz, por acreditar que agora ela poderia iniciar uma fase focada em seus verdadeiros interesses.

O poder de uma boa pergunta

É interessante notar o poder de uma simples pergunta: Por que vocês estão aqui? Com este questionamento o casal começou a compartilhar comigo acerca de suas expectativas para a nossa reunião e possível relacionamento a partir desta primeira conversa.

Também foi interessante notar a diferença de comportamento nas falas. Enquanto Pedro foi mais financeiro e abrangente, Rute foi mais direta e emotiva.

E se dinheiro não fosse o “problema”?

Após este momento inaugural em nossa conversa convidei o casal à refletir acerca de suas vidas caso tivessem todo o dinheiro necessário a partir de hoje. Coisas interessantes começaram a aparecer. Dentre todas elas, uma me chamou a atenção: o interesse de Rute por cavalos.

A paixão por cavalos sempre foi algo compartilhado pelo casal. Eles se conheceram nas arquibancadas do Jockey Club de São Paulo e durante a fase inicial do namoro o programa favorito do casal era sair para o campo e andar a cavalo. Rute engravidou muito nova e com os afazeres de casa mais a pressão profissional tomando horas em sua agenda, gradualmente ela não mais acompanhava Pedro nas cavalgadas. Pedro, sem a companhia da esposa, logo deixou de praticar a paixão do casal. Rute disse ainda que pensou em retomar esta atividade junto com Pedro, mas um câncer descoberto há cerca de 6 meses impediu este plano de concretizar-se.

Quando Rute começou a lembrar disso, Pedro olhou para ela e disse que não sabia que a esposa sentia tanta falta disso, tampouco sabia da iniciativa frustrada de Rute de voltar aos cavalos.

As descobertas do papo de grana

Durante a conversa financeira raramente o casal se olhava ou trocava um carinho, mas durante a recordação de um sonho em comum, os olhares se intensificaram. Claramente era um casal que se amava muito.

Quando eu perguntei o motivo para não voltarem a praticar os passeios a cavalo, ambos não souberam dar uma resposta minimamente lógica, mas começaram a fazer o que a maioria das pessoas fazem: terceirizar a responsabilidade.

Diziam que a agenda era muito corrida. Havia o trabalho de cada um, mais a casa, mais os filhos, que eles se esqueceram… Foram consumidos por uma agenda ao invés de construirem uma agenda… Logo justificaram tal falta de tempo por pressões financeiras, pois precisavam trabalhar muito para sustentar a vida que tinham… Eis o meu gancho! Perguntei: que vida é essa que vocês tinham?

Qual é o seu Plano de Vida?

Pedro começou a responder… meio tortamente… Rute começou a choramingar… Bem francamente. Vendo a emoção de sua esposa, Pedro me disse: André, podemos voltar para o Planejamento Financeiro? Eu dise: Já estamos nele!

Queridos, queridas, um Planejamento Financeiro que não contempla um Projeto de Vida não pode ser qualificado como um Verdadeiro Planejamento Financeiro.

Pedro, Rute e todos os meus outros clientes que somam 100% de minha carteira buscam uma maior rentabilidade, sair das dívidas, uma equação financeira “mágica”… Mas verdadeiramente perseguem um Projeto de Vida, algo que extrapola qualquer aspecto financeiro. Algo que chamo da melhor versão do que podem se tornar.

Para Pedro e Rute o meu convite foi um só: que tal tirarmos o foco do dinheiro e reposicionarmos a Vida no centro do jogo?

Qual é o seu foco?

Quer se preocupar menos com o dinheiro?      Ocupe-se mais com o seu plano de vida.

Quanto a Pedro e Rute: após a minha afirmação de que já estávamos em pleno Planejamento Financeiro, expliquei meu jeito de trabalhar. Hoje a casa ainda não esta quitada, apesar de faltar muito pouco e de eles estarem cumprindo com o planejamento para a quitação.

Quanto a carteira de ações, ela não existe mais, foi transformada na compra de um cavalo e no aluguel de uma hípica. Em compensação, o câncer de Rute também não mais existe. Eu tenho certeza que o Verdadeiro Planejamento Financeiro tem um papel fundamental para este final feliz!

Gostou deste texto? Tenho 2 convites.

  1. Compartilhe nas redes sociais – mais pessoas podem estar procurando por uma abordagem renovada para as finanças pessoais, uma menos orientada ao dinheiro e mais centrada na vida.
  2. Acesse este site e interaja com um material que preparei para você.
Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

POSTS RELACIONADOS



15
set

Plano e planejamento: entenda as principais diferenças

Você conhece as diferenças entre plano e planejamento? Ambas as palavras têm conceitos completamente distintos, bem diferente do que muitas pessoas pensam. O primeiro tem relação com aquelas coisas que...
Leia Mais
14
ago

Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática

A contemporaneidade é marcada por um excesso. A todo momento, você é incentivado a comprar produtos, nem sempre necessários, que lançam mão de falsas promessas do suprimento total de suas...
Leia Mais
07
ago

Descubra como definir seus objetivos financeiros

Não há limites para a capacidade humana de desejar, porém, os recursos disponíveis para concretizar todos esses desejos são escassos. Essa regra básica de economia é universal e se aplica a...
Leia Mais

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Plano e planejamento: entenda as principais diferenças
15 de setembro de 2017
5 cuidados para ter ao contratar a previdência privada
11 de setembro de 2017
Consumo consciente: saiba como colocá-lo em prática
14 de agosto de 2017
Descubra como definir seus objetivos financeiros
7 de agosto de 2017
Procurando melhores investimentos? Conheça 5 para evitar
31 de julho de 2017
Ritual matinal para uma vida em sua melhor versão
25 de julho de 2017

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!