Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Aprenda a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

Saiba mais sobre como funcionam os investimentos seguros e de risco!

Existe investimento 100% seguro? Quais são aqueles com uma maior ou menor volatilidade? O mundo dos negócios deixa muitas pessoas perdidas, afinal, são muitos termos técnicos e conhecimentos específicos. Essa falta de conhecimento leva muitas delas a não investir, mesmo tendo dinheiro para isso, por medo ou por outros motivos.

A primeira coisa que se deve aprender é que não existe investimento sem risco, mas o maior risco é justamente o de não investir, uma vez que dinheiro parado será gasto ou desvalorizado. Dessa forma, o que se coloca como a primeira ação a ser feita é o desenvolvimento de um plano de vida, com um maduro e intencional plano de investimento.

A partir de uma análise técnica de seu perfil você terá condições de escolher os melhores investimentos e diminuir os seus riscos. Entre eles, existem o investimento seguro e o investimento de risco. Quais são eles? Quais são as suas vantagens de desvantagens? Confira!

Investimentos seguros x investimentos de risco

Existem alguns fatores que devem ser analisados para caracterizar um investimento com uma maior ou menor volatilidade, ou seja, a medida do seu risco no mercado. A seguir, explicaremos alguns de seus principais exemplos.

Tesouro SELIC

É considerado um investimento seguro. Trata-se de um título público negociado a partir da plataforma online do Tesouro Direto. O investidor recebe a taxa SELIC em relação ao valor investido.

Este investimento é considerado seguro devido ao seu baixo risco de crédito. Ou seja, a probabilidade do emissor não honrar o pagamento é muito baixa, já que é o governo quem emite os títulos.

Outro motivo de sua baixa volatilidade é que ele não possui risco de prejuízo se vendido antes do vencimento, já que a taxa Selic é sempre positiva. O único risco existente é de receber um valor menor do que aquele que você receberia caso vendesse no momento mais adequado.

Preste também atenção nas taxas de administração que algumas instituições autorizadas em negociar títulos do governo cobram, pois podem prejudicar os seus ganhos finais. A sua principal desvantagem, como acontece em relação a todos os títulos públicos, é o seu desconto no imposto de renda.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

É considerado um investimento seguro. O CDB é um empréstimo que o investidor faz ao banco, que, por sua vez, o utiliza para emprestar para outros clientes. Geralmente, eles são vinculados à taxa DI, que possui um valor próximo à Selic. Ou seja, o investidor recebe o percentual dessa taxa em relação ao valor investido.

O CDB possui segurança similar à caderneta de poupança, devido ao fato de que ambos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Este fundo é mantido pelos bancos como uma garantia de segurança para o mercado financeiro. A diferença é que ele possui um retorno muito superior em relação à poupança.

A desvantagem do CDB é que também incide sobre ele o desconto do imposto de renda. Entretanto, como é possível negociar a taxa de remuneração com o banco, é importante compará-lo com o retorno daqueles investimentos sem o desconto do imposto de renda.

Uma outra importante vantagem do CDB é a sua liquidez diária, ou seja, ele lhe permite reaver o valor do investimento a qualquer momento. Entretanto, a longo prazo, os rendimentos obtidos são melhores.

Certificado de Operações Estruturadas (COE)

É considerado um investimento de maior volatilidade se comparado a outros. O COE é um tipo de título que engloba diferentes ativos, que estão atrelados tanto a índices nacionais ou internacionais.

O retorno que receberá sobre o valor investido é estabelecido tendo como base as projeções futuras do índice que foi escolhido, podendo ser uma aposta na alta ou na baixa deles. Dessa maneira, o retorno é definido ao final de cada contrato de investimento.

A desvantagem do COE está no fato de ele possuir alto risco de crédito, já que ele não é protegido pelo FGC. Dessa maneira, se quem emitiu o crédito quebrar, não há nenhuma garantia de retorno para o investidor. Além disso, deve-se levar também em conta a possibilidade de receber o valor do investimento sem nenhuma correção, nem ao menos a da inflação.

Perfil do investidor

Entre os investimentos, existem aqueles com maior e menor volatilidade. Para realizar essa análise, devem ser levados em conta os inúmeros fatores que influenciam a caracterização de um investimento como um de maior ou menor liquidez.

Todos os investimentos possuem vantagens e desvantagens e o principal fator que vai determinar qual é o melhor para você é o seu perfil de investidor. Esse perfil leva em conta o momento atual de sua vida, o seu conhecimento técnico sobre o assunto, o seu objetivo financeiro, o valor que tem disponível, em quanto tempo espera o retorno etc.

Em via de regra, os investimentos com maior volatilidade, menor liquidez e maior risco de crédito são aqueles considerados menos seguros, mas são capazes de gerar um maior retorno financeiro. Em contrapartida, aqueles com menor volatilidade, maior liquidez e menor risco de crédito são considerados seguros, mas lhe darão um retorno menor.

Dessa maneira, não existe investimento bom ou ruim, mas existem investimentos melhores para cada perfil de investidor. Isso demonstra a importância de se traçar um bom planejamento de vida, em que se tenha a intencionalidade de um plano de investimentos. Alinhando conhecimento técnico, planejamento e uma real intencionalidade de investimento, diminuem muito os riscos, independentemente do tipo de investimento.

Como já foi possível perceber, não há investimento seguro, mas existem alguns fatores que lhe auxiliarão a diminuir os seus riscos. O primeiro passo para a construção de uma narrativa que lhe leve a sua melhor versão é contar com uma ajuda especializada. Ela lhe dará condições de realizar um planejamento de vida com a elaboração de um intencional plano de investimento a partir de seu perfil de investidor.

Gostou do nosso conteúdo? Agora você já sabe que é possível investir de maneira inteligente, maximizando os ganhos e diminuindo os riscos de acordo com o seu momento de vida atual. Compartilhe conosco nos comentários as suas experiências como investidor!

Sobre o Autor

André Novaes é empreendedor formado em administração de empresas. Acumula experiência no varejo e mercado financeiro, tendo atuado em empresas como 3M do Brasil, Credit Suisse Hedging Griffo, e Prudential do Brasil. Como empreendedor, a sua jornada começou em 1998, quando montou a sua 1ª empresa, um site de internet que posteriormente foi vendido em 2000. Especialista em planejamento de vida, proteção financeira e investimentos dinâmicos, atua como pesquisador e planejador, professor e palestrante, com a missão de conduzir as pessoas e famílias brasileiras à auto- gestão responsável de sua vida e finanças, reconduzindo a família ao centro do planejamento de vida. Em 2007, André Novaes fundou e atua como CEO da LifeFP™. Em 2016 escreveu o manifesto “Uma Nação em Sua Melhor Versão” e criou a LIFE Academy como a plataforma que planejará a vida milhões de brasileiros e transformará a relação das pessoas com o dinheiro.

Leave a Reply

Conheça os cursos online da Life Academy

Últimos Posts

Prezado RH, palestras e workshops de educação financeira não funcionam.
6 de agosto de 2019
2019 e além
6 erros para evitar com o seu dinheiro em 2019
31 de dezembro de 2018
Construindo um plano de crescimento
11 de novembro de 2018
O seu projeto de vida em 2018 é muito maior do que as eleições
29 de agosto de 2018
A vida é um jogo?
22 de agosto de 2018
Plano ou planejamento financeiro? E a relação com o seu guarda-roupas
11 de junho de 2018

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/voce20/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/voce20/www/blog/wp-includes/functions.php on line 4757